‘O que é, de onde vem e como viver o propósito na realidade da empresa’, foi com esta temática que dezenas de empreendedores se reuniram na manhã desta terça-feira (10/03) no encontro mensal do Aciub Jovem, na Aciub.
A consultora sistêmica com certificações internacionais, Tatiana Parreira, foi a convidada para falar sobre os desafios de exercer o propósito na empresa. Publicitária, com MBA em Gestão de Marketing, ela usou a experiência com projetos focados em estratégia, gestão mercadológica, comunicação e construção de marcas, sucessão familiar e gestão do relacionamento em empresas, para mostrar ao público sobre como trabalhar com propósito nas organizações.
Um dos pontos destacados é a necessidade de estar preparado para lidar com profundidade, pois não pode ser artificial. A convidada também falou da importância do engajamento, que tem a ver com o que cada um acredita, além de saber ‘qual é a sua’.
Tatiana Parreira também apresentou o ‘Teorema do propósito’, criado por ela para contribuir com uma melhor forma de se trabalhar o propósito na realidade da empresa. Na explicação sobre este teorema a consultora destacou que os empreendedores trabalham com planejamento, e que todo planejamento precisa de execução para ser realizado, além de que o que faz um bom planejamento é a consistência e a qualidade do conteúdo que se tem. “Às vezes temos plano, mas na execução é irreal por falta de consistência. Execução precisa de constância, senão não gera continuidade na implantação do conteúdo”, explicou. Ela acrescentou, ainda, que quando o propósito é conduzido de verdade, as pessoas se movem a partir dele conseguindo equilibrar a consistência e o tempo de amadurecimento necessário para fazer acontecer.
A ‘viabilidade sistêmica’, foi outro destaque da apresentação, e a consultora mostrando que não basta ter viabilidade financeira e mercadológica, avaliando apenas se vale a pena investir, se tem retorno adequado e mercado. Segundo Tatiana Parreira, é fundamental saber o quanto o investidor, empreendedor e líder, está viável para determinado negócio, o quanto está preparado, e se o negócio é para ele. “É necessário verificar a viabilidade do negócio para as pessoas, e as pessoas para os negócios. As vezes o mercado está excelente, a pessoa tem recursos, mas ela abre o negócio, e quebra. Nós as vezes não estamos favoráveis para o negócio e aquele negócio não cabe na minha vida”, explicou a consultora.
O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, participou deste encontro e agradeceu a presença de Tatiana Parreira, além de destacar o papel do Aciub Jovem, sob a liderança do diretor da Aciub e presidente do Aciub Jovem, Rodrigo Braga. “Como é bom ver esta quantidade de jovens empreendedores reunidos em busca de informações, conhecimentos e empenhados em fazer a diferença para os dias de hoje e também o amanhã”, ressaltou. Romes também agradeceu a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Uberlândia, Raphael Leles, que participou do encontro para falar sobre o Polo Tecnológico Sul, no bairro Gávea, Com uma área de 152 mil metros quadrados (m²), localizada no prolongamento da rua da Carioca, este polo receberá empreendimentos de base tecnológica que poderão contar com um espaço específico para a condução de seus negócios em Uberlândia.