Segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o faturamento das academias no Brasil chegou, em maio, a um patamar 52% abaixo do que seria normal para o mês.Uma das maneiras de driblar este número e se destacar em um mercado competitivo é a capacitação. Para apoiar as empresas uberlandenses neste sentido, o Programa Empreender da Aciub e o Sebrae Minas, realizaram nos últimos meses o Projeto Pró Academias, que atendeu dez empreendimentos da cidade.
O programa de capacitação tem o objetivo de auxiliar pequenas empresas do segmento, que são associadas à Aciub, a modernizar e otimizar processos operacionais, de gestão e inovação. A iniciativa trabalhou com os participantes um olhar crítico em relação aos pontos que não contribuem para o sucesso dos empreendimentos, com bases nas premissas: estímulo à inovação; ferramentas práticas com foco em resultados; alinhamento com as tendências de mercado para os segmentos; e consultorias individuais e customizadas e execução ágil.
O projeto aconteceu em quatro etapas diferentes, confira as abordagens que cada momento teve:
- Sensibilização: o momento inicial de apresentação do Pró Academias, contou também com um auto-diagnóstico dos empreendedores para avaliar a situação do negócio, reconhecer pontos fortes e de melhorias e também conheceram a ferramenta Focus para apoiá-los com os processos de gestão no dia a dia;
- Gestão: nesta etapa, os empreendedores contaram com uma oficina de gestão e finanças abordando temáticas como fluxo de caixa, capital de giro, análise e planejamento de dívidas, e mais;
- Marketing Digital: a definição de persona e estruturação de marca em mídias sociais, o melhor uso para o Whatsapp Business, e dicas e orientações sobre como fazer anúncios efetivos nos canais digitais foram as pautas desta etapa;
- Estratégia Setorial: por fim, o último momento do projeto foi comandado pelo consultor em gestão e Marketing para academias, Gustavo Santos, que realizou quatro encontros sobre gestão comercial, definição de proposta de valor, relacionamento com cliente, e liderança.
Ao total, foram 32 horas de capacitação, atendendo dez empreendedores associados com cerca de 50 consultorias individuais e 9 encontros coletivos. O empreendedor Guilherme Braga participou do projeto Pró Academias e compartilhou a experiência. “Eu estava totalmente perdido quanto ao que fazer e como fazer para continuar impulsionando o meu negócio e faturar mais, e depois dos cursos e consultorias presenciais eu tive uma noção melhor de onde estou e para onde vou e como gerir o meu empreendimento de forma constante e lucrativa”, finaliza.