Al-Invest, Notícias

Pesquisa aponta que indústrias adotam cada vez mais ações focadas em sustentabilidade

Recentemente a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa com dados relevantes sobre sustentabilidade e o setor de indústrias. O que ela aponta? Que a tendência é forte: as empresas industriais já estão adotando medidas para reduzir a geração de resíduos sólidos (89%), para otimizar o consumo de energia (86%) e para otimizar o uso de água (83%)!

O setor segue o caminho de outras áreas como o de serviços e produtos, que cada dia mais adotam práticas e ações para se tornarem empresas mais sustentáveis. Esses novos ‘posicionamentos’, além da consciência ambiental, tem um outro forte motor: o público. Para se ter uma ideia, uma pesquisa encomendada pelo Google à MindMiners apontou que  83% dos entrevistados consideram importante e valorizam a atuação das marcas para minimizar impactos negativos no meio ambiente.

Assim, diante das mudanças do mercado, dos consumidores e da crescente preocupação com o meio ambiente, as indústrias de fato adotam cada vez mais práticas sustentáveis, independente de seu porte – pequeno, médio ou grande.  E no cenário industrial, há um desafio em específico que é pensar em toda a linha de produção. De acordo com a pesquisa, durante todo o processo industrial, 36% das empresas adotam de cinco a seis ações e 22% adotam de sete a oito ações.

Quais iniciativas são essas?

• Uso de fontes renováveis de energia (42%)
  • Modernização de máquinas (36%)
  • Medidas para otimizar o consumo de energia (32%)

A descarbonização é um dos focos principais de investimento. A pesquisa da CNI apontou que investimento em tecnologias de baixo carbono (19%) é uma das ações prioritárias de empresas que querem apostar em sustentabilidade. Essa tendência em específico vai ao encontro do projeto da Aciub no Al-Invest Verde, chamado  ‘Economia Circular no Triângulo: transição inclusiva para uma economia de baixo carbono em MPEs do Triângulo Mineiro’.

Ainda não ouviu falar do projeto? A gente te explica!

O projeto da Aciub tem o objetivo de promover a produção, o consumo e a gestão integrada de resíduos sólidos ambientalmente responsáveis e com base nos princípios da economia circular. O objetivo é fazer com que as empresas participantes adotem práticas sustentáveis nos seus negócios, adequadas aos cenários de cada um e ainda aumentem suas vendas. Para saber mais, é só clicar aqui.

Este conteúdo conta com o apoio do AL-INVEST Verde, que é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização. A Aciub executa um dos dois projetos brasileiros aprovados para compor a chamada do programa AL-INVEST Verde.