Notícias, Notícias Empreender

Palestra sobre o Futuro do BIM em Uberlândia reúne especialistas e lota auditório da Aciub

A Aciub sediou, no dia 25 de março de 2025, a palestra “O Futuro do BIM em Uberlândia”, um evento que reuniu engenheiros, arquitetos e estudantes para discutir as transformações e inovações proporcionadas pela tecnologia BIM (Building Information Modeling). Com o auditório cheio, o evento reuniu profissionais da construção civil da região.

Organizado pelo Núcleo de Arquitetos do Empreender, a palestra contou com a presença de especialistas renomados, incluindo Laura Machado (arquiteta, Fundadora da Hello BIM, Pesquisadora e Consultora BIM), Wanessa Thomaz (Arquiteta e Urbanista, Presidente do Comitê BIM Udi), Igor de Lima Reis (Engenheiro de Aplicação da AMANCO) e Paulo Resende (Engenheiro Civil, BIM Manager no Grupo ARCIS).

Os palestrantes compartilharam informações, insights e novidades sobre as aplicações do BIM, seus desafios e as oportunidades que essa metodologia oferece para o mercado da construção civil, abordando temas como a evolução do BIM, sua implementação em projetos de engenharia e arquitetura, e os impactos da tecnologia na eficiência, redução de custos e gestão de obras.

Logo após o evento, os palestrantes compartilharam suas opiniões sobre o tema. O engenheiro Paulo Resende, ressaltou a importância de ampliar a adoção do BIM: “Estamos conscientizando os profissionais para que utilizem mais essa metodologia. Muitos escritórios já implantaram e estão colhendo ótimos resultados na compatibilização de projetos, execução, orçamentação e planejamento”.

O BIM tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e sua utilização é recomendada pela Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133), a metodologia BIM aprimora as práticas de criação de projetos e execução de obras públicas e serviços de engenharia. Contando com uma estrutura de trabalho moderna e inovadora, ela reúne, por meio de ferramentas digitais, todas as informações sobre a construção de obras.

A arquiteta Laura Machado enfatizou o avanço da tecnologia na cidade e a importância da integração entre os profissionais. “O BIM já está implantado na UFU há algum tempo e agora também na prefeitura, pois reconhecemos seu valor e impacto. Ele nos permite criar projetos mais seguros, previsíveis e integrados, resultando em obras melhores e menos onerosas. E eu acredito sim que o BIM pode servir para que sejamos melhores arquitetos se a gente usar da forma correta.”

A metodologia melhora a criação de projetos e a execução de obras públicas e serviços de engenharia, garantindo maior transparência nos processos, precisão nos cronogramas e orçamentos, além de contribuir para a redução de resíduos e custos, promovendo sustentabilidade e qualidade nas construções.

“Nós como fornecedores de produtos, entendemos que os produtos que são fornecidos aos mercados, aos engenheiros, fazem com que essa parte de projeto seja utilizada, seja compatibilizada de uma forma muito simples, muito rápida. A metodologia já impacta diretamente nossa forma de trabalho, otimizando atividades repetitivas e tornando os processos mais ágeis e precisos”, destacou o engenheiro Igor de Lima.

A relevância do encontro foi destacada por Wanessa Thomaz, que valorizou a atuação do Núcleo de Arquitetos do Empreender na aproximação dos profissionais com as tendências do mercado. “Eventos como esse são fundamentais para manter os profissionais atualizados sobre as inovações do setor. O Núcleo está sempre atento e comprometido em trazer novidades para os arquitetos e engenheiros da cidade”.

O evento, que teve entrada gratuita, contou com o apoio dos patrocinadores AMANCO e Ubertubos, empresas que investem na inovação e desenvolvimento do setor.

Continue lendo