Os comportamentos e treinamentos mentais de grandes personalidades como Steve Jobs, cofundador da Apple, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, foram pauta da reunião mensal do Aciub Jovem. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 10 de maio, com a palestra “Como modelar estratégias mentais de grandes empreendedores – o comportamento por trás dos resultados”, comandada pelo gestor e trainer da Sociedade Latino Americana de PNL no Brasil, Portugal e Angola, Marlos Ramos.
O vice-presidente do Aciub Jovem, Gabriel Almeida, realizou a abertura do bate-papo agradecendo a participação de todos e apresentando o palestrante do dia, que é um dos maiores especialistas do Brasil em metodologias de mudança de comportamento. Marlos iniciou sua palestra destacando o diferencial da união e do trabalho realizado pela Associação. “Acho muito legal esse ‘espírito’ que a Associação tem de colaboração, pois acredito que as pessoas estão perdendo isso e se tornando individualistas. Então tudo que fortalece a colaboração é muito positivo”, pontuou ele. Além disso, o convidado explicou que ao falar de grandes empreendedores, existem aqueles que são bem sucedidos e aqueles que são inspiradores, reforçando que atualmente empreendedores percebem cada vez mais a necessidade de inspirarem também.
Colocando em pauta a temática da palestra sobre como modelar estratégias mentais, Marlos reforçou a importância de treinamentos. “As pessoas começaram a perceber que você precisa ter uma mente treinada, e para isso você precisa parar e se dedicar a um exercício, a um treinamento”, pontuou. Para demonstrar a importância e impacto destas práticas, o especialista ainda promoveu duas dinâmicas de concentração com os participantes.
O poder de comunicação e da intuição também foi assunto muito discutido pelo grupo. “Quando falamos de grandes líderes, eles dão muito valor a intuição, e ela muitas das vezes é oposta a racionalidade, que é quando a pessoa quer saber como fazer, e isso é importante, mas muitas vezes a decisão é intuitiva”, pontou Marlos Ramos.
Membros da SBK Capital, associada da Aciub, Paulo César Cardoso e Paulo Vitor Magalhães comentaram sobre a influência do comportamento do líder e das estratégias mentais nos resultados da empresa. “A empresa não é uma pessoa só, são várias pessoas colaborando, ensinando e aprendendo, então, a presença do líder é importante. E assim, aprender sobre isso e traduzir os ensinamentos para dentro da nossa equipe é super interessante”, pontuou Magalhães. Paulo César Cardoso destacou o papel nato dos líderes. “É muito importante que ela seja nata e natural, não imposta. Então a partir do momento que você transmite algum ensinamento ou vivência para os seus liderados, você participando junto, tem muito mais credibilidade”, finaliza ele.