Notícias Empreender

Núcleo de Cervejarias conclui curso de Tecnologia Cervejeira

Após três meses de atividades, o Núcleo de Cervejarias conclui no último sábado (2), o curso de Tecnologia Cervejeira, que teve como objetivo preparar os participantes para trabalhar em diversas áreas dentro de uma cervejaria. Além disso, o último encontro do curso teve uma confraternização de encerramento com música ao vivo, cerveja artesanal e food truck.

Durante o curso 35 alunos adquiriram conhecimentos com foco em possibilitar:

• trabalhar nas mais diversas áreas de uma cervejaria;
  • montar sua cervejaria desde o planejamento fabril até o comercial;
  • gerenciar uma cervejaria em todos os aspectos cervejeiros;
  • tomar decisões sobre o processo cervejeiro;
  • elaborar receitas e saber escolher os ingredientes;
  • otimizar os ingredientes a fim de reduzir custo;
  • analisar processos visando o aumento de rendimento tanto na brassagem quanto envase;
  • identificar, prevenir e remediar os off flavours na cerveja;
  • adotar as melhores práticas de higienização;
  • avaliar as cervejas e melhorar sua qualidade;
  • avaliar o melhor método de Filtração, Envase, Carbonatação e Pasteurização;
  • analisar seu fermento e decidir pela melhor forma de reutilizá-lo.
  • armazenar o fermento corretamente;
  • contar células de levedura.

Este curso foi uma parceria com a Bräu Akademie, que já formou mais de 3.900 alunos desde a sua fundação, em maio de 2014. Com 15 professores e dois funcionários eles prestam consultorias, promovem concursos nacionais e desenvolveram o primeiro software cervejeiro nacional criando um novo Modelo de Cálculo de Amargor.

O curso de Tecnologia Cervejeira contou com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).