Não cumprir de forma adequada as novas diretrizes do eSocial, e não enviar as informações necessárias até o dia 15 de fevereiro deste ano, podem gerar multas aos empreendedores. Para entender melhor sobre essas alterações, a Aciub promoveu na noite da última terça (24), a palestra “eSocial em 2023: o que fazer para não ser multado?”.
Dezenas de empreendedores e profissionais da área contábil e da medicina do trabalho se reuniram na sede da Associação para o bate-papo, que foi comandado por José de Oliveira Nascimento, que é sócio proprietário da WTA Medicina e Segurança do Trabalho, empresa parceira da Aciub. Na oportunidade, as pessoas puderam tirar dúvidas para que as questões envolvendo o eSocial no dia a dia do trabalho ficassem mais claras.
Fabiana Salustiano foi uma das participantes que participaram da palestra para esclarecer dúvidas sobre o assunto, e falou sobre as dificuldades envolvendo o tema. “É uma palestra muito importante, principalmente para a minha área que é departamento pessoal, pois precisamos entender quais foram as reais mudanças e novas obrigatoriedades. Isso porque o nosso cliente exige as vezes que o escritório faça uma função que na verdade não é nossa, mas sim da medicina do trabalho. E às vezes a gente, com pouco conhecimento, não conseguimos passar para ele informações corretas sobre a obrigatoriedade e a necessidade do eSocial”, compartilhou ela.
Durante a palestra, José de Oliveira Nascimento reforçou quais as documentações precisam ser enviadas ao eSocial, que segundo ele, nada mais é do que uma plataforma do Governo Federal que busca digitalizar e unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas. Além disso, também falou sobre quais dados os documentos de ‘Programa de Gerenciamento de Riscos’, ‘Programa de controle médico e saúde ocupacional’, e ‘Laudo técnico das condições ambientais de trabalho’ precisam conter.
Por fim, José deixou dois recados importantes aos empreendedores para evitarem transtornos, e consequentemente multas: “Deixe os documentos da sua empresa de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) em dia, assim como deixe os exames obrigatórios dos seus funcionários, atualizados”, reforçou.