Al-Invest, Notícias

Mercado de Crédito de Carbono: como funciona?

Reduzir a emissão de carbono na atmosfera é um dos caminhos para um futuro mais sustentável e empresas e instituições se dedicam cada vez mais em estudar e investir neste mercado. Mas, você sabe como de fato funciona a venda de créditos de carbono?

Para ficar por dentro dessa tendência, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto que pode te ajudar a entender do que se trata e como pode ser positivo para sua empresa. Continue a leitura.

Mercado de Crédito de Carbono: o que é?

Antes de mais nada, vale destacar que este é um mercado em alta e que  deve crescer significativamente nos próximos anos. A  consultoria anglo-americana Refinitiv divulgou recentemente que este setor teve um crescimento de 164%, chegando a US$ 851 bilhões, de 2022 para 2023. Para os próximos anos, a expectativa é de ainda mais crescimento. Com uma projeção de que a demanda global por créditos de carbono cresça 15 vezes até 2030.

Mas afinal, o que é esse mercado? De forma geral, se trata de um sistema em que empresas, organizações ou indivíduos podem adquirir créditos de carbono – gerados por projetos de redução de emissões e/ou de captura de carbono. Assim, essas empresas conseguem compensar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Vale reforçar que esses créditos são comercializados apenas em mercados regulamentados desse segmento.

Quais as vantagens para empresas e meio ambiente?

Existem algumas vantagens que esse mercado traz tanto para as empresas que investem nele quanto para o meio ambiente. Confira algumas:

1. Incentivo à redução de emissões: o mercado cria um incentivo financeiro para as empresas reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa. Dessa forma, gases que são prejudiciais à natureza não são emitidos, ou pelo menos são reduzidos.
  2. Estímulo à inovação tecnológica: as empresas são motivadas a apostar em energias mais renováveis e com menos emissão de carbono, o que requer investimentos em inovação e tecnologia.
  3. Geração de receitas: para as empresas que realizam a venda dos créditos, é uma possibilidade de gerais receitas adicionais.
  4. Conservação de ecossistemas: o mercado vai além de mitigar a emissão, isso porque os projetos de compensação de carbono muitas vezes estão associados à conservação de florestas, manguezais e outras áreas.
  5. Melhoria da imagem corporativa: participar do mercado de crédito de carbono pode melhorar a imagem das empresas perante consumidores e investidores, o que pode impulsionar o crescimento da empresa.

O que vale ter em mente é que se trata de um mercado em expansão e com vantagens para empresas, além de incentivar um futuro mais verde.

Esta publicação foi realizada com o apoio financeiro da União Europeia, através da sequa. Seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva da Aciub e não reflete necessariamente as opiniões da União Europeia, da sequa ou do consórcio responsável pela execução do programa AL-INVEST Verde.