Notícias, Notícias Empreender

Integrantes do Núcleo de Contabilistas participam de evento sobre o IRPF 2023

Começou nesta semana o período de declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, que vai até 31 de maio. Para ficar por dentro das mudanças deste ano, os integrantes do Núcleo de Contabilistas do Programa Empreender da Aciub, se reuniram na manhã desta quinta-feira (16) para o evento com o delegado da Receita Federal em Uberlândia, Luiz Cláudio Martins Henriques, e com o auditor da Receita na cidade, André Reis.

O evento foi promovido com o objetivo de reforçar com os contabilistas prazos, normas, e dados que precisam ser informados no momento da declaração. Além disso, para apoiar os profissionais e empreendedores associados a prestarem um serviço de excelência para seus clientes, as autoridades também reforçaram as mudanças do IRPF 2023. 

O superintendente da Aciub, Márcio Bocchio, realizou a abertura do encontro agradecendo a presença de Luiz Cláudio Martins e André Reis, e de todos os associados presentes. Depois, reforçou a opção de destinação do imposto a ser pago ao Fundo do Direito da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Direito da Pessoa Idosa. “A Aciub sempre esteve engajada e neste ano estamos mais uma vez incentivando essas doações. A Associação tem uma cadeira no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e conhecemos o trabalho da instituição, que é muito sério e temos acompanhado de perto. Então, incentivem seus clientes a fazerem essas doações, pois são valores que podem ficar aqui no município e ser utilizados de uma maneira relevante, apoiando instituições sociais”, destacou. 

O delegado Luiz Cláudio reforçou a importância desta ação que pode ser feita pelos contribuintes e explicou que Uberlândia e região, neste ano, têm capacidade de arrecadação de R$40 milhões para os fundos.

Além disso, o delegado da Receita Federal em Uberlândia também falou sobre a preocupação da instituição em se aproximar mais dos contribuintes, especialmente para levar informação. “Nós estamos atentos a necessidade de estarmos cada vez mais próximos ao contribuinte. Inclusive, dentro da Receita Federal, a diretriz hoje é trabalhar fortemente com  a conformidade em um viés que tem a ver com a parte de orientação, ou seja, viabilizar todas as formas para que o contribuinte seja conforme e evite ao máximo o que a gente chama de fiscalizações”, explicou.

Em seguida, André Reis comandou uma palestra em que detalhou os prazos, formas de preenchimento da declaração, quem é obrigado a declarar, as mudanças no IPRF 2023, e também reforçou a praticidade da opção pré-preenchida. De acordo com ele, essa modalidade já traz dados referentes ao IRPF 2022 e sobre dependentes, salários ou aposentadoria recebidos, despesas com saúde e rendimentos de aplicações.

Os associados puderam esclarecer dúvidas sobre o processo de declaração e participaram de uma dinâmica de perguntas e respostas sobre a temática. Rosilei Aquino foi uma das associadas que participaram da mesa-redonda e compartilhou quais foram os maiores questionamentos que puderam ser esclarecidos durante o encontro. “O evento foi ótimo, bem proveitoso, foi esclarecido assuntos que às vezes as legislações não são bem claras, como exemplo o ganho de capital na venda de bens e também investimentos na bolsa de valores”, finalizou ela.


Continue lendo