Aciub Inovação, Notícias

IA e RH: confira um pouco do que aconteceu no evento do Aciub Inovação

Empreendedores da área tech, inovação e recursos humanos contaram com uma manhã de muita troca e conteúdo na última segunda-feira, 03 de julho. A palestra ‘Inteligência Artificial no recrutamento: riscos e oportunidades’ do Aciub Inovação contou com o time da Recrutei Plataforma de Recrutamento e Seleção para explicarem os cuidados necessários ao utilizar IA na busca e contratação de funcionários e também sobre como essas tecnologias podem transformar positivamente o dia a dia dos profissionais de RH.

Bruno Gregório, do Aciub Inovação, fez a abertura do evento – o primeiro promovido pelo Conselho de Inovação da Aciub – e reforçou o compromisso da entidade em realizar iniciativas que capacitem os associados do ponto de vista tech. “Pensamos muito nos núcleos setoriais que a Aciub tem hoje, em trazer assuntos, encontros e dinâmicas focadas em tecnologia e inovação para os empreendedores. E nada mais especial do que receber vocês, associados e empreendedores nessa primeira palestra”, compartilhou Bruno.

Paulo Lázari e Pedro Silveira, o CEO e o CTO da Recrutei, comandaram o bate-papo e para estimular o networking e interações entre os participantes, no início do evento promoveram uma dinâmica para que, em grupos pequenos, o público pudesse se conhecer melhor e as trajetórias empreendedoras de cada um.

Um dos temas abordados no encontro foi o cuidado jurídico que as empresas que adotam ferramentas de IA em processos seletivo precisam ter. “Você tem que saber se as inteligências artificiais utilizam ou não os dados sensíveis da pessoa, porque se ela utilizar você pode estar aumentando o seu risco operacional ligado à Lei Geral de Proteção de Dados”, explicou Paulo, que complementou ainda reforçando um ponto importante sobre a LGPD: o consentimento. “Sempre que você utilizar de forma mais profunda a inteligência artificial no processo, é de bom tom e uma boa prática pra diminuir riscos, pegar o consentimento das pessoas envolvidas. No caso do recrutamento, a gente tá falando principalmente dos candidatos”, pontuou.

Além de abordarem algumas praticidades que a IA garante em processos de recrutamento e seleção e explicarem também sobre as soluções desenvolvidas pela Recrutei, os speakers tocaram em um assunto interessante: o uso dessas tecnologias soma, não exclui! “A inteligência artificial para funcionar precisa se comunicar diretamente com você, e você revisando ela”, destacou Làzari. E Pedro Silveira completou: “Nós não acreditamos em substituição, principalmente IA substituindo recrutador. A ‘Rê’ – solução da Recrutei – nasceu com um objetivo: não substituir recrutador, mas sim potencializá-los e isso é bem diferente. Como ela é uma ferramenta, ela quer deixar o recrutador fazer aquilo que ele faz de melhor: analisar as pessoas, conversas e ver a parte humana”, finalizou.