Já ouviu falar em empregos verdes? Se não, neste post a gente te conta um pouco mais sobre o que são essas oportunidades e as vantagens deles para o mercado.
De forma geral, os chamados empregos verdes são posições de trabalho que contribuem para a preservação ou restauração ambiental, promovendo a sustentabilidade e a redução do impacto negativo sobre o planeta.
Eles estão presentes em diferentes áreas do mercado, seja nas indústrias, em empresas de eficiência energética, na gestão de resíduos, ou na agricultura sustentável, transporte limpo e construção ecológica. Mas, em qualquer um deles, a principal característica dos empregos verdes é o foco em práticas que protegem o meio ambiente e promovem o uso responsável dos recursos naturais.
Conheça algumas características dos empregos verdes
Os empregos verdes se destacam por algumas características essenciais. Por exemplo, eles são um dos principais impulsionadores da inovação tecnológica. Isso porque, a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis são essenciais para o avanço de energias renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica, bem como para o desenvolvimento de soluções de eficiência energética.
Além disso, também são impulsionadores de uma outra questão: as empresas. Muitos empregos verdes são criados para apoiar as empresas a cumprir as regulamentações ambientais. Isso inclui, por exemplo, especialistas em conformidade ambiental, que garantem que as operações empresariais estejam de acordo com as leis ambientais estabelecidas, garantindo que estes negócios estejam cada vez mais alinhados com práticas sustentáveis.
As vantagens para o mercado
A criação e a expansão de empregos verdes trazem vantagens para o mercado de trabalho de forma geral. Elencamos alguns destes pontos positivos abaixo, confira:
Crescimento econômico sustentável: a transição para uma economia verde, que dentre vários fatores também é gerada pelos novos empregos verdes, pode impulsionar o crescimento econômico ao criar novos mercados e oportunidades de negócios. Indústrias como a de energia renovável estão crescendo rapidamente e gerando uma demanda significativa por novos empregos.
Atração de investimentos: o mercado de forma geral está cada vez mais atento às empresas sustentáveis e isso inclui investidores. Assim, negócios que adotam práticas sustentáveis tendem a atrair mais investimentos, pois a cada dia a sustentabilidade passa a ser um critério importante para a tomada de decisões de investimento, valorizando empresas que demonstram responsabilidade ambiental.
Competitividade e inovação: a adoção de práticas verdes – como os empregos – pode aumentar a competitividade das empresas, incentivando a inovação e o desenvolvimento de produtos e serviços mais eficientes e ecologicamente corretos. Isso leva à uma maior competitividade!

*Esta publicação foi realizada com o apoio financeiro da União Europeia, através da sequa. Seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva da Aciub e não reflete necessariamente as opiniões da União Europeia, da sequa ou do consórcio responsável pela execução do programa AL-INVEST Verde, que conta com a parceria da CACB, Sebrae no Brasil.