Uncategorized

Eleições 2024: Carta do G7 com reinvidicações apresentadas aos candidatos (as) à prefeito (a)

Uberlândia, 19 de setembro de 2024.

O G7 – grupo que reúne as principais entidades do setor produtivo de Uberlândia, com a  Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – ACIUB, CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberlândia, CMT – Conselho de Maçons do Triângulo, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – 13ª Subseção, SMU – Sociedade Médica de Uberlândia e SRU – Sindicato Rural de Uberlândia – sem nenhum interesse político-partidário apresenta aos candidatos(as) a prefeito(a) de Uberlândia, as reivindicações a seguir.

As prioridades aqui apresentadas estão fundamentadas em três pilares considerados pelas entidades como fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento de nosso município:  eficiência na gestão pública,  melhoria do ambiente de negócios e qualidade de vida.

1 – EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

Nesse quesito, o G7 espera que quem deseja assumir a liderança do executivo, no próximo ano, se comprometa com estas duas frentes principais de gestão: redução da estrutura administrativa, como forma de otimizar os recursos, e a ampliação da digitalização em todas as secretarias desburocratizando processos (principalmente nas pastas diretamente ligadas às demandas dos empreendedores como Planejamento Urbano, Finanças, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, etc). Nesse sentido, pedimos o compromisso para as seguintes reivindicações:

• Extinção de no mínimo 30% dos cargos comissionados da administração direta e indireta;
  • Definição dos ocupantes dos cargos comissionados restantes com base em critérios exclusivamente técnicos considerando especialmente a experiência em gestão e conhecimento nas respectivas áreas;
  • Plano de continuidade da digitalização dos serviços e processos de todas as secretarias e autarquias com foco na desburocratização;

2 – MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Os empresários aqui representados também esperam do prefeito eleito ações efetivas para a melhoria do ambiente de negócios. Em especial voltadas para as micro e pequenas

empresas, que representam mais de 95% do total das organizações empresariais instaladas em nosso município, gerando milhares de empregos. Assim, esperamos contar com o comprometimento expresso para as seguintes reivindicações:

• Compromisso, e atuação efetiva, com a implantação da Agência/Escritório de Atração de Investimentos de Uberlândia.
  • Implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que contribuirá de maneira efetiva com a melhoria da mobilidade na cidade para toda a comunidade, o que gera impacto no transporte de colaboradores de empresas, assim como dos consumidores para acesso mais simples nos variados comércios e empresas.
  • Continuidade e ampliação do Pacto pela Alfabetização, que foi implementado em Uberlândia por meio de uma parceria entre a Aciub, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Instituto Projeto de Vida e Instituto Raiar, tendo como objetivo alfabetizar todos os estudantes até o 2º ano do ensino fundamental e recuperar a aprendizagem daqueles que ainda não alcançaram essa habilidade e que se encontram no 3º, 4º e 5º anos, dificultando a continuidade do processo de aprendizagem ou até mesmo excluindo muitos estudantes do contexto escolar. Em 2023, o atendimento pelo Pacto foi ampliado aos estudantes do 6º e 7º anos. Defendemos este projeto por conta dos excelentes resultados conquistados, e que contribui com a formação de futuros empreendedores.

3 – QUALIDADE DE VIDA

Em complemento ao item anterior,  temos uma grande preocupação com tudo o que acontece em nossa cidade, e que de forma direta ou indireta afeta o ambiente de negócios, pois estão relacionadas à toda comunidade.

Dentre estes tópicos, pedimos especial atenção do novo prefeito(a) a itens essenciais, como:

• Saúde Pública: compromisso de oferecer melhorias constantes, integração dos dados, e inovação para agilizar os atendimentos e processos.
  • Segurança Pública Urbana e Rural: com destaque à segurança patrimonial e das pessoas por toda a cidade. Entendemos que precisamos ir além do que temos hoje, por conta do Estado.
  • Educação Profissional: além da importância do ensino tradicional precisamos do apoio na educação profissional, com formação de pessoas preparadas para o mercado de trabalho, atendendo às demandas existentes e colaborando com a geração de oportunidades e renda para a sociedade.
  • Mobilidade Urbana: além da nossa expectativa relacionada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), precisamos de atenção especial ao que já existe de transporte público e sua evolução. O transporte é essencial para o desenvolvimento dos negócios na cidade.
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade: precisamos evoluir nestas questões pensando nas situações delicadas que já vivemos e nas transformações que têm ocorrido. Os cuidados ambientais são essenciais para o futuro de nossa sociedade, conciliando com as necessidades de desenvolvimento.

Atenciosamente,

ACIUB – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia
CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberlândia
CMT – Conselho de Maçons do Triângulo