Notícias

27º Congresso da Federaminas discute os rumos do desenvolvimento econômico e dos negócios

Diretora Flávia Tucci representou a Aciub no evento que reuniu líderes de todo o Estado e reforçou o papel do associativismo e da sustentabilidade no desenvolvimento econômico de Minas.

No último final de semana acontedeu o 27º Congresso da Federaminas, que reuniu em Araxá mais de 800 empresários, lideranças de associações comerciais, gestores públicos e especialistas de todo o país. Durante três dias de programação, o evento abordou temas como sustentabilidade, inteligência artificial, governança corporativa, reforma tributária e economia circular, reforçando o papel do associativismo na transformação dos negócios e na promoção do desenvolvimento regional. A diretora e líder do Aciub Mulher, Flávia Tucci, representou a Aciub no evento.

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, destacou o propósito do congresso ao defender a integração entre crescimento econômico e responsabilidade social. “Precisamos pensar em como podemos contribuir para que este mundo tenha longevidade, mas, ao mesmo tempo, enxergando as oportunidades e transformando tudo isso em negócios. Fazer o bem para o mundo e gerar oportunidades é possível”, afirmou.

Com painéis, palestras e premiações, o congresso consolidou-se como um dos principais fóruns de debate sobre o futuro do empreendedorismo mineiro, reforçando o compromisso da Federaminas e dos empresários locais com um modelo de desenvolvimento sustentável, inovador e colaborativo. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, compareceu ao congresso e destacou a importância do empreendedor mineiro. “Eu sempre menciono que Minas Gerais desde o início da nossa gestão tem feito a lição de casa no sentido de mostrarmos que o empresariado aqui é responsável. Nós somos o primeiro estado do Brasil a aderir ao Race do Zero junto ao governo do Reino Unido que tem como plano zerar a emissão de gases estufa até 2050. Neste momento nós estamos adiantados e tivemos uma plena adesão voluntária tanto por parte do comércio, da indústria e também do setor agropecuário. Queremos mostrar que Minas Gerais é, sim, referência em responsabilidade ambiental”, destacou.

A programação foi encerrada com a entrega do Mérito Empresarial. Conhecido como o “Oscar dos empresários mineiros”, o evento reuniu lideranças de todas as regiões do Estado para celebrar o empreendedorismo, a inovação e o compromisso com o desenvolvimento local. Realizada anualmente, a premiação destacou empresários indicados pelas Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, reconhecidos por sua contribuição à economia, à geração de empregos e ao fortalecimento do associativismo.

O evento também prestou homenagens especiais a personalidades que se destacam em diferentes setores pela atuação voltada ao crescimento econômico e ao impacto social positivo. Entre os homenageados desta edição estiveram autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário mineiro, além de líderes do terceiro setor e grandes grupos empresariais. O governador Romeu Zema também foi lembrado pelo apoio ao ambiente de negócios e às iniciativas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo em Minas Gerais.

Conteúdo que impacta

O 27º Congresso da Federaminas se destacou neste ano pelo conteúdo. Ao longo de três dias de programação, o evento discutiu o futuro dos negócios, com foco em sustentabilidade, inovação e governança responsável.

A abertura, na quinta-feira (30), foi marcada por palestras sobre economia circular, práticas sustentáveis e diversidade econômica, com participações da jornalista Giuliana Morrone; da CEO da Fábrica Criativa, Maria Laura Tergilene, e do secretário executivo da SEDE, Bruno Araújo.

Na sexta-feira (31), os debates ganharam novo fôlego com a palestra do empreendedor Estevan Sartoreli, fundador da Dengo Chocolates, que abriu o dia falando sobre governança consciente. A manhã seguiu com o painel “As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, promovido pelo Sicoob, e o Painel Grandes Empresas: A Transformação Sustentável, com participações de Carlito Arruda (Arruda Alimentos), Rosane Santos (Samarco) e Fernando Passalio (Copasa), que apresentaram práticas voltadas à inovação e à responsabilidade ambiental.

À tarde, o Painel Federaminas Mulher trouxe ao centro do debate o papel da mulher na liderança empresarial e na construção de negócios sustentáveis. A mesa contou com Daniela Grelin, diretora-executiva do Pacto Global da ONU e Adriana Muls, diretora do Diário do Comércio.

O sábado (1º) manteve o mesmo tom de engajamento e inovação. O jornalista e escritor Pedro Doria abriu o dia com a palestra “Como implantar inteligência artificial no varejo em dois meses”, destacando o impacto da tecnologia como vantagem competitiva para as empresas. A programação seguiu com o case “Verde que Dá Lucro – ACE Sustentável” e o painel “ODS na Gestão Pública”, conduzido pelos secretários de Nova Lima, Lucas Henrique de Oliveira Silva e Renato Valle, que apresentaram exemplos práticos de aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no setor público.

Encerrando a sequência de palestras, o atleta olímpico e apresentador Flávio Canto inspirou o público com a conferência “Os 3Cs – Construir, Conquistar e Compartilhar: a transição da cultura de performance para a de legado”.

Fonte: Federaminas

Continue lendo