Diretora da Aciub representa entidade no Conselho Curador da FAU

Presidente do Conselho Curador da FAU, professora Elaine Gomes, Danielle Akemi empresária e diretor da FAU, Rafael Visibelli

A alternância de representantes do Conselho Curador da FAU, faz parte do estatuto da Fundação. A transição ocorreu na 117ª Reunião do Conselho Curador, realizada na última, no dia 13 de setembro. A empresária, e diretora da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Danielle Akemi, assumiu, a posição anteriormente ocupada Fábio Túlio Felippe, empresário e presidente da Aciub, com mandato válido até 04 de agosto de 2025, conforme estabelece o Parágrafo Quarto, do Artigo 15, do Estatuto da Fundação. “É uma grande satisfação ser indicada pela Aciub para representar a entidade e, consequentemente, os empreendedores, no Conselho da FAU. Sou uma empreendedora da educação e da inovação, e atuar junto à esta Fundação que tem o intuito de aprimorar e otimizar a gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão, inovação e de desenvolvimento institucional, tem muito a ver com o que eu acredito e atuo”, completa Danielle Akemi.

A posse oficial foi conduzida pela Presidente do Conselho, professora Elaine Gomes, seguida pela assinatura da nova Conselheira na Ata da reunião. Para o diretor executivo da FAU, Rafael Visibelli, a chegada da empresária Danielle Akemi fortalecerá a atuação da Fundação junto à sociedade. “Ela reforça o nosso compromisso de apoiar o desenvolvimento da FAU e sua missão de promover avanços nas áreas de educação, pesquisa e inovação”, precisamos também destacar e agradecer a valiosa contribuição do Sr. Fábio Túlio Felippe que dedicou seu tempo e expertise ao nosso Conselho Curador, completa Visibelli.

Danielle assume a posição de membro do Conselho em um momento de grande destaque para a Fundação, que está cada vez mais engajada em fortalecer o ecossistema de inovação aberta e apoiar novas tecnologias e pesquisas acadêmicas. “Entre nossas expectativas, queremos contribuir para fortalecer ainda mais a relação da Aciub e da FAU com o ecossistema de inovação, dando sequência ao que foi iniciado com um encontro que ocorreu no fim do último ano. Esperamos atuar juntos para promover mais interações e integração entre empresários, alunos, professores, cientistas, e a comunidade em geral pra falar inovação e educação”, reforça Daniele Akemi.

Para a presidente do Conselho Curador, professora da Faculdade de Engenharia Mecânica, Elaine Gomes a crescente inserção da FAU nos movimentos da sociedade é evidente. “A Danielle tem participação importante na sociedade, entre outras ações, a que promove integração social; seja presente no UberHub, seja na Escola de Tecnologia, junto à Aciub, acrescenta a professora Elaine Gomes presidente Conselho Curador da FAU. A professora ainda ressaltou o fortalecimento dos valores e visão da Fundação; “Nesse aspecto, a presença de entes externos à Universidade Federal de Uberlândia contribui em muito para que esses itens possam ser amplamente atendidos”, destaca a presidente do Conselho Curador. Outro ponto importante é a oxigenação com novas ideias, novos desafios, novas formas de enxergar soluções, e a Daniela, com certeza, vai contribuir muito com essa questão”, completa a professora da UFU Elaine Gomes.

Matéria do site da FAU, com assinatura da jornalista Cristiane de Paula