Na última quarta-feira (17/05), aconteceu a entrega da outorga Láurea Mão Guardiã – Em defesa das crianças vítimas de violência. A solenidade foi durante o terceiro dia da Jornada Jurídica da Faculdade Anhanguera em Uberlândia, e a Aciub foi representada pela diretora Carolita Borges Vasconcelos.
Carolita Vasconcelos participou da entrega da outorga a Leniel Borel junto de representantes de outras instituições da sociedade civil de Uberlândia, e se disse impressionada com a organização do evento “Foi um evento muito importante e acho que a Aciub, dentro desse contexto de apoio a essas causas importantes, que tem a ver com direitos humanos, com proteção às crianças e adolescentes, neste sentido humanitário, é muito importante que estejamos presentes”, completou.
No mesmo dia da solenidade de entrega da outorga, o evento contou com um debate sobre a Lei Henry Borel, que visa criar mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente. Participaram do debate os especialistas Dr. Epaminondas da Costa, promotor de justiça; Dr. Artur Ferreira de Castro, defensor público; Sr. Deivid Tiago Palmezoni, representando o Conselho Tutelar; e a mediação da professora Fabiana Ferreira Lima. Além disso, a discussão também contou com uma fala especial de Leniel Borel que é pai de Henry Borel, falecido em 2021.
Carolita também participou da palestra e comentou sobre suas impressões a respeito da Lei Henry Borel: “Com essa lei, crianças e adolescentes terão mais proteção, pois dá autonomia aos conselhos tutelares e para o próprio advogado da família interceder e dar proteção imediata à criança, então é uma lei que vai fazer muita diferença”, ela disse.