Cosag debate sobre o futuro dos combustíveis

A primeira reunião de 2018 do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), debateu sobre o futuro dos combustíveis para transporte no Brasil e no mundo. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (5), no Espaço Nobre da sede da Fiesp, e contou com apresentações do presidente da DATAGRO e representante da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Política Energética, Plinio Nastari, e do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Antonio Megale.

Durante o encontro, os convidados falaram sobre diversos aspectos relacionados ao uso de combustíveis, destacando que a tendência é reduzir a utilização de combustíveis fósseis. Para que esta redução aconteça a proposta discutida pelos empreendedores na Fiesp é aumentar a produção de biocombustíveis derivados da cana-de-açúcar, milho e soja. O biocombustível reduz significativamente a emissão de gases poluentes, é mais barato, mais ecológico e como é fabricado através de vegetais pode ser produzido em grande escala no Brasil, devido à grande área agricultável.

O Presidente da ANFAVEA apresentou um panorama da indústria brasileira e falou sobre algumas tendências de mercado como a utilização de híbridos e elétricos, direção autônoma e a conectividade. Antonio Megale lembrou ainda que o Brasil assinou o Acordo de Paris e firmou compromisso com a redução de gases de efeito estufa até 2030.

Já o presidente da DATAGRO destacou algumas questões estruturais sobre o setor de biocombustíveis, petróleo e derivados, automotivo, agricultura e meio ambiente, além de questões sobre a geração de emprego e fundamentos macroeconômicos. De acordo com Plinio Nastari, os biocombustíveis sustentáveis são a solução integrada para questões estruturais em diversas dimensões.

A reunião do Cosag foi realizada de forma conjunta com o Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) e o Conselho Superior de Infraestrutura (Coinfra).

Sobre o Cosag

A Aciub é representada no Cosag pelo vice-presidente, Sérgio Tannus. O Cosag é um órgão técnico estratégico da Fiesp, coordenado pelo Instituto Roberto Simonsen (IRS), que tem por objetivo debater, realizar estudos e propor políticas na área do agronegócio, promovendo permanente interação das entidades ligadas ao tema.

O Cosag propõe estudos e atividades compatíveis com as finalidades da Fiesp, mesmo quando ultrapassam o âmbito da atividade industrial, atuando como painel de ideias para apreciação da conjuntura atual.  Além disso, analisa a repercussão das iniciativas e posições da Fiesp, contribuindo para o diálogo permanente com os demais segmentos da classe empresarial e da sociedade em geral.