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Confira como foi o workshop Road Show Halal do Brasil na Aciub

O mercado árabe-islâmico está em período de grande expansão, com o aumento da população de muçulmanos no mundo e o fortalecimento das economias dos países islâmicos.  O Brasil já é o quarto maior exportador para os países membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC), sendo o maior exportador de proteína animal. Para fortalecer ainda mais esses laços comerciais, a Aciub recebeu na última segunda (24), em sua sede, o workshop “Road Show Halal do Brasil”, evento voltado às empresas do setor de alimentos e bebidas com interesse em se adequarem às normas halal para a exportação. 

O workshop é parte de um projeto da CCAB e ApexBrasil, que visa capacitar e sensibilizar fabricantes da área alimentícia que estão em fase de internacionalização, para o potencial do mercado halal em todo o mundo e prepará-los para inserção no mercado mundial de alimentação islâmica. Atualmente, são mais de 1,9 bilhão de consumidores, movimentando US$ 1,267 trilhão por ano e com uma perspectiva de crescimento de 7,1% anual. A certificação halal é indispensável na hora de exportar, pois atesta que o produto foi produzido de acordo com as diretrizes estabelecidas pela doutrina do Islã, respeitando os padrões éticos e modo de vida do povo muçulmano. 

A abertura do evento contou com a fala da ex-presidente da Aciub e presidente da Erlan Foods, Rosalina Vilela, que fez questão de afirmar a força do mercado islâmico e a oportunidade que a exportação representa: “A Erlan já exporta há muito tempo e nossos maiores clientes são os muçulmanos e árabes. É muito interessante ver como cresce esse mercado. Muitas vezes eles perguntam ‘tem halal?’ e, se não tem, acabou, viram as costas e vão embora. Por isso a importância de participar do projeto e se capacitar sobre o assunto”, afirmou Rosalina.

A Secretária Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Costa Jorge; e o Superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Feliciano Nogueira de Oliveira, também estiveram presentes no evento e reafirmaram o compromisso da Prefeitura e do Governo Estadual com as pautas de abertura econômica e desenvolvimento comercial, como o Road Show Halal. 

 Durante o encontro, a Gerente de Projetos de Internacionalização da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Fernanda Dantas, comentou a proximidade do Estado de Minas com o comércio halal: “O governo do Estado de Minas Gerais já desfruta de uma relação de confiança com os países árabes. Essa característica nos motivou a escolher esse Estado para dar nosso primeiro start no Road Show. Então é o primeiro estado que está recebendo o nosso projeto, justamente por essa proximidade. Fornecedor de longa data de commodities e de produtos de maior valor agregado, o Estado de Minas tem um potencial para ir muito além”, afirmou. 

Para os empresários que tinham dúvidas sobre as principais vantagens e exigências para estar apto a receber a certificação halal, o Gerente de Relações Internacionais da certificadora Cdial Halal, Walid Youssef El Orra, explicou como funciona o processo de concessão deste comprovante. “Hoje a certificação halal é um passaporte para pelo menos 150 países. A partir do momento que você é certificado, você tem uma ponte para exportar para estes países, muçulmanos e não muçulmanos. O halal é um padrão ético e moral de ações no âmbito social, de conduta, justiça, vestimentas, finanças e alimentação, baseado no sistema de princípios e valores que beneficiam a unidade e a comunidade em geral”, explica. 

Além disso, o convidado também detalhou que, para estar apto a receber o selo Halal, empresas como a Cdial realizam um acompanhamento dos empreendimentos que se candidatam, garantindo que as práticas de produção estejam de acordo com os valores do halal, que excluem produtos derivados da carne suína ou que possuam teor alcoólico em sua composição, por exemplo. 


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