O microempreendedor pode se deparar com problemas e obstáculos difíceis de superar sozinho quando assume o desafio de começar um negócio. Administrar um empreendimento exige conhecimentos em muitas áreas, como marketing, gestão e finanças, além de ter de lidar com toda a burocracia envolvida. Para ajudar quem empreende, a Aciub realizou na última quinta-feira (25/5) o Circuito MEI, durante a Semana do MEI do Sebrae, com o objetivo de capacitar e auxiliar os empreendedores em sua trajetória empresarial.
O Circuito MEI foi uma tarde de aprendizados, conexões e experiências, além de uma oportunidade para tirar dúvidas e resolver pendências para quem queria abrir um CNPJ. Foram ministradas palestras e workshops com temas como o comportamento empreendedor, planejamento para formalizar ou decolar seu negócio, orientações para crédito, gestão financeira, inovação, transformação digital, atendimento ao cliente, como vender mais, marketing e muito mais.
As palestras foram conduzidas por parte da equipe da Aciub, do Sebrae, além de convidados como o consultor Marlos Ramos, especialista em Programação Neurolinguística (PNL). Marlos fez questão de citar a importância do associativismo na busca por crescimento: “Aqui hoje nós temos pessoas fazendo marketing, tem pessoas boas em finanças, tem quem entende de administração… Então gente, sozinho você pode ir mais rápido, mas você não vai longe!”, ele disse. A Aciub convidou os empreendedores presentes que não são associados a se filiarem à associação, como oportunidade de inserir o associativismo em suas práticas de negócio e fortalecer sua atuação no mercado.
Workshops e interação:
Além disso, os workshops interativos dominaram a tarde. Bia Neves, mestre em Arte e Educação e agente local de inovação do Sebrae, ministrou uma dinâmica com a participação da audiência durante sua palestra sobre Marketing. Os participantes escreveram em papéis e compartilharam entre si palavras chave que vinham à mente ligadas à marketing e propaganda. Talles Aquino, moderador do programa Empreender da Aciub, também realizou uma dinâmica em formato de perguntas e respostas, com a ajuda de um jogo multiplayer para celular.
O encontro durou cerca de 3 horas, e terminou com um saldo positivo de aprendizado e motivação para os participantes, muitos deles interessados em participar mais ativamente de atividades relacionadas ao associativismo.