Colocando em pauta os cuidados com o meio ambiente, a Aciub recebeu no dia 16 de maio a exibição do documentário “Sustentabilidade, desafio de todos”, durante a Semana da Reciclagem do Dmae. No encontro, os participantes puderam assistir ao curta, e também tirar dúvidas sobre a atuação do Dmae e práticas voltadas à reciclagem. No dia, estiveram presentes o gerente de resíduos sólidos do Dmae, Guilherme Miranda, e o supervisor de gestão de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa, e comandaram um bate-papo com o público sobre o documentário, sustentabilidade e mais.Guilherme Miranda foi o responsável por fazer a abertura do evento, agradecendo a presença de todos, ao Al-Invest e à diretoria da Aciub. Antes da exibição do documentário, o gerente também falou sobre o trabalho do Dmae em prol da sustentabilidade. “O Dmae hoje não é mais somente água, esgoto e drenagem. Hoje, somos sustentabilidade, trabalhando em prol do desenvolvimento dos recicláveis, dos nossos resíduos orgânicos. Também estamos preocupados em trabalhar temas como ecossistema e sustentabilidade. Aproveitando, agradecemos ao Al-Invest e Aciub que enxergou uma oportunidade de trazer desenvolvimento para esse setor”, pontuou.
Documentário trouxe depoimentos sobre a relação da sociedade com o meio ambiente
A exibição do documentário aconteceu no auditório principal da Aciub, que recebeu empreendedores, estudantes e comunidade em geral. O longa, produzido pelo Dmae, traz depoimentos de especialistas, estudantes e moradores, sobre a relação da sociedade com o meio ambiente.
O filme dá destaque aos desafios atuais na questão ambiental, hídrica, resíduos sólidos, conscientização e a importância da educação para as futuras gerações. Além disso, boas práticas focadas no tratamento de água, esgoto, coleta de resíduos, entre outros, na cidade de Uberlândia também são abordadas.
Semana da Reciclagem contou com outras ações
A Semana aconteceu entre 15 e 19 de maio e contou com outras iniciativas que promoviam de diferentes maneiras o tema reciclagem e a importância de ações que façam a reutilização de resíduos sólidos.
Na terça (16), por exemplo, o Programa Escola Água Cidadã (Peac) e o Núcleo de Resíduos Sólidos da autarquia promoveram oficinas de reciclagem e compostagem nas escolas municipais Dr. Afrânio de Freitas Azevedo e Presidente Itamar Franco, durante o dia. Uma das oficinas ensinou os alunos a reaproveitar materiais recicláveis, como: caixa de papelão, palitos de churrasco e tampas de garrafa PET, para construir brinquedos.
Já na quarta-feira (17), aconteceu um tour guiado com comunidade e servidores do Dmae para conhecer a Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), espaço em que é realizada a triagem do material recolhido na cidade pelo ecocaminhão da Coleta Seletiva.
Uma outra iniciativa foi a exposição “Sustentabilidade Pictórica”, que ficou aberta à visitação do público em geral durante toda a Semana, na sede do Dmae. A mostra destacou obras feitas com materiais recicláveis e desenvolvidas por alunos do 8º ano da Escola Estadual Professor Leônidas de Castro Serra.
Por fim, a Semana também contou com anúncios da Prefeitura Municipal. Na segunda (15), o prefeito Odelmo Leão assinou o decreto de criação do Programa Municipal de Cooperação e Doação de Mobiliário Urbano para implantação das estações de reciclagem e determinou a ampliação para 100% da cobertura da Coleta Seletiva na cidade.
A ação contou com o apoio do Al-Invest Verde que é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização.