Ouvir o que líderes e empreendedores têm a dizer, assim como partilhar cases de sucesso e fracasso é uma das ações imprescindíveis para o empreendedor que deseja crescer. Para fomentar essa troca, o Aciub Jovem promoveu na manhã desta terça – feira, 19 de julho, um bate-papo com o proprietário do Zenaide Bar, Marco Aurélio de Abreu e Freitas.
O presidente do Aciub Jovem, Rodrigo Braga, comandou o evento e falou sobre a atuação do Conselho do Jovem Empreendedor. “Buscamos discutir e também propor ações de melhoria do ambiente empresarial, realizando atividades que se baseiam em nossos pilares, como networking, conhecimento ao jovem empreendedor, e a melhoria do ambiente como um todo, inclusive para nossa sociedade”, compartilhou ele.
Marco Aurélio compartilhou com as dezenas de associados presentes, sua história no mundo do empreendedorismo, e também a frente do Zenaide Bar, inaugurado em 2018. Durante o bate-papo, Marco Aurélio reforçou a necessidade de líderes manterem uma mentalidade positiva e tomarem decisões e agirem mesmo com receios e medos, e que isso, se feito de maneira planejada, pode ser o diferencial para o sucesso do empreendimento.
O convidado também deu uma dica aos empreendedores. “É a decisão de ter coragem e vencer sobre o medo. A pessoa que deixa o medo controlar, não consegue mais ter forças para tomar essa decisão e ir além do medo”, indicou ele. O convidado também contou sobre como o empreendimento passou pela pandemia, se reinventando e superando os obstáculos. “Colocamos em práticas nossos princípios mesmo em momentos difíceis, e nossos propósitos são transformar vidas e pessoas, e amar pessoas, e conseguimos fazer isso em plena pandemia”, reforçou ele.
José Oliveira, da WTA-Medicina do Trabalho, é associado e falou sobre a relevância de momentos de trocas de experiência e ideias. “Primeiro são as experiências que o empresário vai passar, porque ser empreendedor é uma atividade solitária, não tem um curso, por exemplo. Então é uma questão de tentativa e erro, e por isso conversar com alguém que já tem sucesso, que cometeu erros e acertos, e trocar experiências é uma das melhores maneiras de você como empresário, aprender”, pontuou o associado.