Um futuro sustentável para Minas Gerais depende de todos. A Constituição Federal do Brasil dispõe que é dever de todos – Poder Público e coletividade – defender, preservar e manter o meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações. Nesse sentido, o Governo de Minas Gerais vem atuando em diversas frentes para promover e reforçar as políticas públicas que proporcionam um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Uma importante estratégia para garantir as melhores condições para o desenvolvimento sustentável no estado é unir esforços dos diferentes setores, inclusive na busca de recursos que possam financiar novos projetos, o que pode ser feito por meio da implementação de parcerias entre o setor público e o privado.
É nesse contexto que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), decidiram agir juntos para a criação da parceria Aliança Ambiental Estratégica. A Aliança tem como objetivo promover a implementação de projetos socioambientais voluntários, por meio de empresas que desejam contribuir voluntariamente com a sustentabilidade no estado.
“Acreditamos que os projetos socioambientais são efetivos e transformadores da realidade de uma região”, observa a diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad, Fabiana Gonçalves Moreira. “A Aliança tem como objetivo principal auxiliar empresas que desejam contribuir voluntariamente com o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais, através da implementação de projetos socioambientais”, completa.
Projetos socioambientais são instrumentos essenciais no processo do desenvolvimento sustentável, mediante estratégias e ações que visam atingir um nível adequado de sustentabilidade, abrangendo a esfera ambiental e social. Desde o início do movimento ESG – uma filosofia empresarial que exalta investimentos na área ambiental, social e de governança coorporativa – as empresas são cada vez mais cobradas a assumirem compromissos pautados na sustentabilidade.
A Aliança Ambiental funciona em três fases. A primeira é a triagem e elegibilidade. A empresa interessada em desenvolver ou patrocinar projetos ambientais voluntários em Minas Gerais deverá submeter um projeto ao edital disponível. Após a análise de atendimento aos critérios de adesão para seleção do projeto, sua aprovação e assinatura para execução,a empresa receberá a Declaração de Adesão à Aliança Ambiental.
A fase 2 é de avaliação e monitoramento. Nessa fase, o IEL/MG realiza a avaliação e o monitoramento do projeto executado pela empresa, por meio de análise documental, reuniões periódicas on-line, auditorias in loco, análise e consolidação dos resultados. Na terceira fase, a de reconhecimento, a Semad e o IEL/MG realizam a emissão do Parecer Técnico para entrega do “Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental”, que pode ser enquadrado na categoria Ouro, Prata ou Bronze.
“O Selo tem o objetivo de gerar valor para a empresa. Um diferencial competitivo que reconhece o compromisso da empresa com a melhoria do meio ambiente e fortalece sua imagem diante de uma cadeia de valor mais exigente e consciente”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo. “Nosso grande objetivo no Governo do Estado de Minas Gerais é o desenvolvimento sustentável. A adesão a Aliança Ambiental significa construir um diferencial para nosso estado e para as empresas que atuam em Minas Gerais”, afirma.
Compartilhando as ações da sua empresa
Para auxiliar na transparência e publicidade da iniciativa em prol do meio ambiente e da sociedade, visando também valorizar a empresa financiadora, o IEL/MG disponibilizará a relação das empresas participantes, apresentando aquelas que receberam a Declaração de Adesão e as que receberam o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental.
Ainda, a Semad disponibilizará uma camada na plataforma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Sisema), apresentando as empresas investidoras que aderirem à Aliança Ambiental Estratégica, seus projetos e resultados, dando visibilidade aos parceiros e aos projetos.
A empresa também será reconhecida por meio de diversas estratégias de marketing e comunicação da Fiemg, IEL/MG e Semad.
Por Agência Minas