No dia 15 de novembro 147,9 milhões de eleitores poderão votar para prefeito e vereador nas eleições municipais 2020. Apesar do grande número de cidadãos aptos a votar, nem todos exercem o direito de decidir o futuro da sua cidade. Em 2016, mais de 25 milhões de eleitores se abstiveram, e a tendência é que em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, esse número seja ainda maior.
De acordo com o Monitoramento do Instituto Internacional pela Democracia e Assistência Eleitoral (Idea), 41 eleições realizadas neste ano em diferentes países, 26, 63% do total, registraram aumento na abstenção na comparação com pleitos anteriores.
A pandemia tem afastado os eleitores das urnas, em especial os do grupo de risco e aqueles com sintomas da Covid-19 nos dias anteriores à votação, e esse fato acendeu um sinal de alerta e gerou uma preocupação quanto à consciência dos eleitores sobre a importância do voto. Atentos a este cenário e visando contribuir com o esclarecimento da relevância deste momento, a Aciub criou a campanha de conscientização sobre o poder do voto.
Foram produzidos três vídeos, em que são destacadas, de forma leve e criativa, questões relacionadas à importância do voto. Entre as abordagens, está o foco no voto como algo além de uma obrigação, mas um direito do eleitor de dar sua opinião, uma oportunidade de participar da mudança e escolher quem está de acordo com o que se espera para o país. Também é destacado o fato de que, ao deixar de votar, o cidadão delega suas escolhas aos outros, além do seu compromisso com o Brasil. O voto consciente é o primeiro passo para o eleitor fazer a escolha certa, e é isso que a campanha realizada pela Aciub ressalta.