Evento contou com a presença de parlamentares e especialistas para comandarem os painéis temáticos
Nesta segunda-feira, 31 de julho, a Aciub – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia marcou presença no seminário “Reflexões sobre o texto aprovado da Reforma Tributária”. O evento, promovido pelo Instituto Unidos Brasil – do qual a Aciub é signatária – reuniu especialistas, parlamentares, entidades e empresários. A Associação foi representada pelo presidente, Fábio Túlio Felippe, os vice-presidentes Tomaídes Rosa e Sérgio Tannus, a presidente do Aciub Mulher, Rosiris Cerizze, os diretores Marcela Guimarães e Felipe Calixto, e o ex-presidente Paulo Romes Junqueira.
O evento, aberto pelo presidente do IUB, Nabil Sahyoun, abordou pontos cruciais da nova proposta da Reforma Tributária, como Conselho Federativo, alíquotas, transição muito longa e outros. O objetivo foi discutir as implicações deste novo texto no comércio, na indústria, no setor de serviços e também no agronegócio.
Para estimular o debate, três painéis temáticos aconteceram: “Avaliação do projeto da PEC aprovada na Câmara dos Deputados”; “Possíveis impactos setoriais”; e “Avaliação política da PEC aprovada”. Os painéis contaram com a presença do governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, do presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Alfredo Cotait Neto, senadores, deputados, especialistas na temática e também empreendedores.
Cientes da importância da Reforma Tributária, assim como da necessidade da transparência e segurança jurídica no processo de aprovação, a Aciub vem fomentando discussões sobre o tema em eventos e participou do encontro na última segunda (31) para ficar ainda mais por dentro do assunto.
O presidente Fábio Túlio Felippe avaliou o evento como surpreendente e reforçou a importância da pluralidade de ideias e informações trocadas e compartilhadas por todos os participantes. “Contamos com a participação de deputados, senadores, do Governador Ronaldo Caiado, economistas, tributaristas, enfim, especialistas que fizeram apontamentos importantes do que pode ser melhorado na proposta. Tivemos inclusive algumas propostas que estão sendo levadas ao Senado, e esse foi um ponto muito rico: um debate com a sociedade, com representantes do agro, da indústria, do comércio e do setor de serviços participando”, compartilha.
Para o presidente, ainda existem alguns pontos que precisam ser melhor elucidados, mas passos importantes já estão sendo dados. Por fim, Fábio Túlio também parabenizou a iniciativa do IUB e agradeceu a oportunidade. “Nós temos que agradecer ao presidente do IUB, Nabil Sahyoun, ao Antônio Castilho, co-fundador do Instituto e a todo o staff pela oportunidade”, finaliza.