A noite da última quinta-feira, 01 de setembro, começou com a apresentação da violinista pop, Cammyli Aguiar. O evento do Aciub Mulher, “A importância da representatividade das mulheres nos espaços de poder” reuniu mulheres e homens em um momento que deixou a sede da Aciub “de casa cheia”.
O público prestigiou também uma apresentação de Regina Basílio, cantora que deu voz à clássicos do samba e MPB, empolgando o público. O clima leve se refletiu em todas as outras discussões promovidas pelo evento. A necessidade de mais mulheres em posições de poder foi o tema da noite, e discutido de forma plural e muito rica por todas as especialistas convidadas.
A advogada Vera Lucia Katia Sabino Gomes compartilhou com o público um depoimento sobre sua trajetória na candidatura à vaga de desembargadora do TRF-6, pelo quinto constitucional. A especialista em direito processual civil falou sobre as adversidades enfrentadas nessa jornada, mas também o sentimento de “valeu a pena”, mesmo não tendo sido nomeada. “Ter escutado o meu nome ser repetido 21 vezes pelos membros do Superior Tribunal de Justiça, me deixa a certeza de que sonhar em ser advogada aos seis anos de idade, valeu a pena”, contou ela.
Alanna Zandonadi, vice-presidente da comissão de direito do Agronegócio da OAB Uberlândia, participou do evento e falou sobre engajamento, união e força das mulheres em pautas relevantes e seu impacto nas áreas em que atua. “As mulheres estão se engajando, e isso é muito positivo, muito bom, acho extremamente saudável, pois mais mulheres estão indo à luta. A importância da mulher é, também, no sentido da pluralidade do pensamento, dos pontos de vista, das prioridades e da sensibilidade. Nós temos um grau de comprometimento, disciplina e organização que faz muito bem a qualquer área de atuação”, compartilhou ela.
Confira como foi o debate sobre paridade em posições de poder
A mesa do debate contou com a participação de: Rosiris Cerizze, presidente do Aciub Mulher, Elisa Gonçalves de Araújo, prefeita de Uberaba, Maria Elisa Taglialegna, juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões e diretora do Fórum da Comarca de Uberlândia, e Amanda Gondim, vereadora de Uberlândia. Além disso, o grupo contou também com três participações especiais, a jornalista Veridiana Daia, e Lu de Souza e Tati Ster, fundadoras do Moeda de Troca.
As especialistas falaram sobre a importância de se unir discussões com ações efetivas que busquem colocar mais mulheres em posições de poder. Dentre essas iniciativas, as convidadas destacaram os votos nas eleições, grupos de discussão e mais.
A capacitação profissional também foi uma das grandes pautas discutidas. As convidadas debateram a necessidade da educação para preparar as pessoas para ocuparem posições de poder.
Indo além, as convidadas compartilharam com o público um pouco do cenário que vivem em suas respectivas esferas: legislativa, executiva e judiciária.
Por fim, a presidente do Aciub Mulher agradeceu a presença de todos e falou sobre a necessidade de se incentivar ações e encontros que discutam a temática abordada no evento. “Nossa posição aqui na Aciub é de igualdade. As mulheres se destacam por sua competência, talento e trajetória. E porque trouxemos esse debate? Se nós mulheres representamos a maior parte do colégio eleitoral, porque elas ocupam tão pouco os espaços de poder e de tomada de decisão? Então se existe essa assimetria, nosso objetivo aqui nesse evento foi discutir a causa dela e as possibilidades de mudança. Finalizando, vale destacar que esse tema é importante para a Aciub, para os empresários e toda nossa comunidade”, termina ela.