Notícias

Evento sobre M&A reúne associados em noite de conhecimento

Na prática: operações que unem empresas. Essa é uma definição do que seria um M&A, prática que vem crescendo no Brasil e mundo. E para falar sobre esse tema com executivos e advogados, o Aciub Mulher e a Comissão de Direito Empresarial/Comercial da OAB Uberlândia promoveram na noite da última quarta (21/07), o evento “Direito empresarial comercial – Alcançando o M&A”.

O encontro reuniu dezenas de associados em uma noite de informação, esclarecimento de dúvidas e muito networking. De acordo com o levantamento da consultoria e auditoria PwC Brasil, o mercado de fusões e aquisições cresceu 48% no Brasil no último ano. O CFO da Sankhya Gestão de Negócios, André Britto, explicou aos participantes o que seria um processo de Mergers and Acquisitions, detalhando as etapas e processos envolvidos, e reforçando a importância de um planejamento pré. “Por isso a dedicação, conhecimento e preparo antes são sempre muito importantes, antes mesmo de pensar em iniciar um processo.

André também explicou que, em média, um M&A tem a duração média de seis meses. “Ele é muito parecido com um processo comercial, você irá gerando leads, recebendo informações, colocando em propostas e mais. E na média é um funil de 1%, algo bem seleto”, compartilhou ele. O CFO também falou sobre a importância de se ter um advogado, pois são contratos complexos, que envolvem questões de estrutura de governança, substituição de CEO e mais.

O segundo palestrante da noite, Ricardo Pleti, falou justamente sobre a questão jurídica envolvendo o M&A. Pleti também reforçou o futuro promissor de ações de Mergers and Acquisitions. “A sociedade já percebeu que fazer um contrato para trazer um grande talento é difícil. Então uma grande empresa que queira contratar um grande talento ou serviço de uma outra empresa, é mais interessante já comprar a instituição ou empresa com o talento que está lá dentro”, opinou. 

O especialista também falou sobre a ponderações necessárias antes de iniciar um processo de M&A, entendendo se procedimentos como investimentos anjo, contrato de vesting, ou participação cruzada poderiam ser alternativas melhores.

O diretor da Aciub e CEO da Neppo, Rafael Gouvêa, trouxe a regional para o evento, e compartilhou um pouco sobre sua vivência e aprendizados em processos de M&A. Por fim, Ricardo Rocha, Head de Plataforma Seller na Luizalabs, fechou a noite também compartilhando um pouco sobre sua experiência no mundo coorporativo, dando dicas importantes aos executivos, como a relevância do propósito na empresa, reforçando que é importante entender “quem a empresa irá servir, como isso seria feito e o que seria entregue”.

Pedro de Assis Vieira Filho participou do evento e pontuou como o cenário econômico e social dos últimos anos colaborou para o crescimento de M&A.” No momento de pandemia, diversas empresas se viram surpreendidas diante de um cenário sem projetos ou organização, o que uma balançada no mercado como um todo. Então, percebemos várias pequenas empresas que foram adquiridas por empresas maiores ou multinacionais, tivemos também operações de empresas que uniram forças para se manterem no mercado, ou ampliar a sua atuação, e esse movimento econômico gerou muitas oportunidades”, compartilhou ele.

Continue lendo