Aciub participa de solenidade do início das atividades do Parque Tecnológico da UFU

O diretor da Aciub, Adelso Tavares, representou a entidade nesta quinta (19/01), na solenidade que marcou o início das atividades do “Parque Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia” e do projeto “Produção de energia térmica e elétrica a partir de resíduos sólidos: estruturação de uma usina termoquímica experimental no campus Glória da UFU”. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Felipe Attiê, do vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins; do pró-reitor de pesquisa e extensão, Carlos Henrique Carvalho; do diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Marcelo Beirão; e do delegado da Receita Federal, Luiz Cláudio Martins.

O parque tecnológico é uma parceria da UFU com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI,  Financiadora de Estudos e Projetos – Finep e o Governo de Minas Gerais, e representa um investimento na casa dos R$12 milhões. O projeto busca estimular e viabilizar o desenvolvimento de uma nova matriz econômica e tecnológica para Uberlândia e região, criando novas empresas e, gerando emprego e renda para a população.

Durante o evento, Felipe Attiê reforçou a importância de se investir em educação e inovação. “Hoje nós temos que plantar conhecimento, ideias, invenções, processos e sistemas. E o Parque Tecnológico irá permitir o desenvolvimento destas colocações”, destacou o subsecretário.

Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Felipe Attiê.

Na oportunidade, Carlos Henrique Carvalho, pró-reitor de pesquisa e extensão da UFU, agradeceu à todas as instituições e nomes que participaram da aprovação do Parque. “Esse projeto não é da gestão superior, mas sim da universidade, e sem a participação de todos que eu citei não poderíamos viabilizar isso”, destacou ele.

Já o diretor da Fapemig, Marcelo Beirão, falou sobre o impacto e importância do projeto que prevê a construção de uma usina termoquímica experimental no campus Glória da UFU. “Representa uma ação concreta que depende do conhecimento que a UFU desenvolve ao longo dos anos na pós-graduação e na pesquisa, e isso se canaliza na solução de um problema que hoje é destaque em todo o mundo: a busca por soluções ambientalmente saudáveis para a geração de energia. Essa é uma iniciativa que vai servir de modelo pra outras cidades e instituições”, destacou.

Adelso Tavares / Diretor Aciub

Saiba mais sobre o Parque Tecnológico e o projeto de produção de energia

De acordo com informações o governo mineiro, o parque tecnológico foi contemplado pelo chamamento público “Mcti/Finep/Fndct/Ct-Verde Amarelo – Parques Tecnológicos seleção pública de propostas para o apoio financeiro a parques tecnológicos em implantação e em operação”  – linha B (Parques em implantação), com a parceria com o Governo de Minas Gerais.

Estes espaços são áreas urbanizadas que abrigam empresas, instituições de ensino, laboratórios e centros de pesquisa ligados à ciência, tecnologia e inovação.

Falando sobre o projeto “Produção de energia térmica e elétrica a partir de resíduos sólidos: estruturação de uma usina termoquímica experimental no campus Glória da UFU”, a usina tem como propósito demonstrar que, a partir de tecnologias nacionais, é possível realizar a recuperação energética dos resíduos sólidos, produzindo energia limpa e renovável, livre de gases tóxicos e poluentes.

A produção acontece através da trituração dos resíduos recebidos, em especial as cargas de cigarros apreendidas pela Receita Federal, que são cerca de 60 toneladas por ano.

O trabalho visa à geração de conhecimentos e tecnologias dedicadas às práticas sustentáveis de baixo impacto ambiental.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de MG.