Al-Invest, Notícias

Aciub implementa campanha SE(PARE) PARA RECICLAR: sustentabilidade com coleta seletiva

Na última segunda-feira (02/09), a Aciub deu início à campanha SE(PARE) PARA RECICLAR, um programa de coleta seletiva alinhado com os mais altos padrões internacionais e com as melhores práticas ambientais. Essa iniciativa marca um compromisso da Aciub com a sustentabilidade e a conformidade legal, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) e a outras regulamentações estaduais e municipais.

Os colaboradores da Aciub participaram de um treinamento sobre coleta seletiva e a forma correta de separação de resíduos sólidos. Além disso, cada colaborador recebeu um kit sustentável, para evitar o uso de materiais não reutilizáveis no seu dia-a-dia na entidade. No evento de início do programa, o diretor da Aciub, José Humberto de Miranda, falou sobre a importância desta iniciativa e do envolvimento de todos, servindo até como exemplo para incentivar a replicação em empresas associadas.

O objetivo da campanha é reduzir o impacto ambiental, promovendo a reciclagem e a economia circular, além de contribuir para a conservação de recursos naturais. Entre os benefícios esperados estão a redução da poluição do solo, água e ar, a menor exploração de matérias-primas, e a geração de empregos, através do apoio a cooperativas de catadores e reciclagem.

Etapas de implementação do projeto:

A implementação do projeto foi realizada pelas profissionais da CHC Consultoria, e começou com um diagnóstico inicial, que avaliou a geração e destinação dos resíduos na Aciub, identificando áreas críticas e oportunidades de melhoria. Em seguida, foi estabelecido um cronograma de ações, além de uma parceria para o recolhimento de materiais recicláveis.

Na fase de execução, coletores adequados foram distribuídos por todo o prédio, e colaboradores das áreas críticas receberam capacitação para garantir a correta separação e destinação dos resíduos.

O programa prevê a coleta regular de dados sobre a eficácia da coleta seletiva, além de avaliações periódicas para ajustes e melhorias. A sensibilização da equipe é permanente, com campanhas internas de comunicação e treinamentos contínuos, e a Aciub se compromete a incentivar as áreas que mais se destacarem no programa.

Responsabilidade Social e Transparência

Ao promover uma gestão mais eficiente de resíduos, a campanha SE(PARE) PARA RECICLAR fomenta a participação coletiva, com a criação de uma comissão de sustentabilidade para garantir o engajamento ativo de todos os colaboradores, visitantes e parceiros. Com a transparência como um dos pilares, a Aciub irá compartilhar periodicamente os impactos positivos gerados pela coleta seletiva, como a redução de resíduos e a economia gerada, além de apresentar relatórios trimestrais sobre a evolução do programa.

A campanha SE(PARE) PARA RECICLAR reafirma o compromisso da ACIUB com a preservação ambiental, contribuindo para uma sociedade mais limpa e sustentável, além de gerar benefícios sociais e econômicos para a comunidade.

Esta publicação foi realizada com o apoio financeiro da União Europeia, através da sequa. Seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva da Aciub e não reflete necessariamente as opiniões da União Europeia, da sequa ou do consórcio responsável pela execução do programa AL-INVEST Verde, que conta com a parceria da CACB, Sebrae no Brasil.