Na última quinta-feira, 28 de julho, a Aciub foi sede do “Troféu Veritá de Gestão Pública”, realizado pelo Instituto Veritá. Após os 500 dias de atuação dos prefeitos eleitos em 2020, o Instituto Veritá foi a campo e realizou uma pesquisa objetiva avaliando o desempenho dos chefes dos executivos locais, e para reconhecer os gestores com bom desempenho na opinião do público, o Instituto certificou os prefeitos mais bem avaliados na cerimônia de premiação.
Durante a solenidade, que contou com a participação do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, deputados estaduais, deputados federais, e prefeitos de outros municípios da região, o presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, realizou a entrega das premiações para algumas autoridades presentes. Na ocasião, o presidente destacou e parabenizou os líderes municipais pelo trabalho desenvolvido e empenho diário em busca do desenvolvimento. “Falo muitas vezes, que vocês são pessoas especiais, pois deixaram seus afazeres, suas produções, suas casas, para servir a população e comunidade. Portanto, meu muito obrigado a vocês que fazem isso, aproveitem as informações desta pesquisa e coloquem-nas em prática, a favor da comunidade”, parabenizou ele.
Na ocasião, os presentes participaram de palestra sobre Liderança Transformacional, comandada pelo professor Randes Enes, M.Sc, da Fundação Getúlio Vargas. O especialista falou sobre as mudanças do mundo contemporâneo e a ligação delas com as novas exigências que os líderes possuem.
Sobre a pesquisa
O estudo feito após os prefeitos completarem 500 dias à frente dos cargos aconteceu em 25 municípios das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste e Sul de Minas. Os mandatários foram avaliados entre ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo e também receberam do público a aprovação ou não da maneira de administrar o município. A pesquisa foi dividida em dois grupos, considerando municípios com populações entre 25 e 50 mil habitantes e aqueles com mais de 50 mil moradores.
A pesquisa feita por meio eletrônico realizou mais de 350 mil ligações. Delas foi retirada uma amostra de 10.389 entrevistas, o que faz do levantamento o maior do gênero já feito na região. Entre os 25 municípios pesquisados as amostras válidas – seguindo critérios demográficos – variaram entre 352 entrevistas em Conceição das Alagoas e 725 em Uberlândia.
Com informações da assessoria de imprensa do Instituto Veritá