Notícias

Aciub e Prefeitura de Uberlândia assinam acordo de cooperação técnica para o Programa Uberlând.IA

Iniciativa envolverá instituições de ensino, empresas de tecnologia e entidades do ecossistema de inovação.

Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

A Aciub – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia e a Prefeitura de Uberlândia assinaram, nesta quinta-feira (04), um Acordo de Cooperação Técnica para a execução do ‘Programa Uberlând.IA’. A iniciativa tem como objetivo fomentar Uberlândia como protagonista na era da Inteligência Artificial, formando talentos voltados ao desenvolvimento econômico, inovação e melhoria da qualidade de vida da população. Também participam do acordo as principais Instituições de Ensino da cidade.

O Uberlând.IA nasce como um projeto que reune esforços entre o setor público, instituições de ensino e entidades representativas, para criar um ecossistema de inovação capaz formar talentos na área de tecnologia. É um programa colaborativo que transforma demandas reais das empresas em trilhas de formação e projetos aplicados. 

A Aciub tem papel fundamental no projeto, mapeando as necessidades das empresas de base tecnológica, promovendo a articulação entre o setor produtivo e as instituições de ensino, além de atuar como representante dos interesses empresariais junto ao Programa, incentivando a adesão de novas empresas participantes, fomentando a cultura de inovação e empreendedorismo, bem como apoiar a difusão de boas práticas empresariais e tecnológicas.

Segundo o presidente da Aciub, Fábio Túlio Felippe, a parceria reforça o papel estratégico da entidade como agente articulador do desenvolvimento da cidade. “A Aciub acredita que a inovação é um dos pilares para a competitividade empresarial e para o futuro das cidades. E preparar novos talentos, por meio da educação, atendendo às necessidades do mercado é crucial. Contamos com a colaboração de empresários, para apresentar situações e exemplos concretos para a formação de novos profissionais. Nossa função é interagir com essa dinâmica, trazendo o conteúdo para o meio acadêmico, a fim de, juntos, formarmos bons profissionais”, destacou.

O programa viabilizará benefícios para o município, que se consolidará como polo de inovação e referência nacional em formação prática em Inteligência Artificial e tecnologias emergentes; para as instituições de ensino, que poderão criar e oferecer novos cursos de IA, disciplinas e projetos de extensão, ampliando as oportunidades de geração de empregos qualificados; para os estudantes, que terão acesso a uma formação aplicada, conectada às reais exigências de mercado; e para as empresas, que encontrarão maior facilidade para atrair e contratar novos talentos capacitados em IA para atender às suas demandas.

Os agentes envolvidos no desenvolvimento do Uberlând.I.A. executarão as seguintes atribuições para viabilidade do programa:

Prefeitura de Uberlândia

•       Atua como articuladora institucional, promovendo visibilidade, articulação com políticas públicas e apoio logístico;

•       Oferece espaços públicos e fomenta a conexão com o ecossistema local de inovação e empregabilidade.

Instituições de Ensino Superior (IES)

•       Propõem cursos de Inteligência Artificial, bem como disciplinas, projetos ou trilhas alinhadas às demandas empresariais;

•       Validam academicamente os conteúdos e certificam os alunos;

•       Designam professores e ponto focal institucional.

Empresas de Tecnologia

•       Apresentam demandas técnicas reais e perfis desejados;

•       Participam como mentoras, instrutoras ou provedoras de desafios;

•       Podem oferecer oportunidades de contratação.

Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e UberHub

•       Realiza o mapeamento contínuo das necessidades das empresas de tecnologia;

•       Atua como ponte entre o setor produtivo, o programa e as instituições formadoras.

Outras Entidades Formadoras e Especialistas

•       Podem oferecer cursos, treinamentos, workshops e mentorias práticas, complementando a formação oferecida pelas IES.

Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
Continue lendo