Na última quinta-feira (21/09) aconteceu o Minas Solar, um evento focado no desenvolvimento sustentável e na geração de energias renováveis e fotovoltaicas. A iniciativa foi realizada na sede do DMAE por uma parceria entre Sebrae Minas e a Genyx, com o apoio da Aciub e Al-Invest.
O evento teve como objetivo inserir, de forma competitiva e sustentável, pequenos negócios de Minas Gerais na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, com uma programação ampla e diversificada com palestras, painéis e workshops. Os participantes puderam acompanhar a visão de especialistas discutindo sobre mercado, tendências, oportunidades, novos modelos de negócios, gestão e empreendedorismo, ambiente regulatório e sustentabilidade.
O vice-prefeito Paulo Sérgio participou da abertura do evento e ressaltou a importância de projetos que visam tornar Uberlândia uma cidade mais sustentável. “Meu desejo é que Uberlândia seja essa cidade integradora, essa cidade que sempre está à frente e inovando. Na energia solar eu tenho certeza que Uberlândia é uma cidade que já viu isso há alguns anos e está a frente de muitas cidades em nosso país”, ele afirmou.
O Minas Solar contou com uma programação diversa e interativa. Em uma das palestras, “Como alavancar as vendas com negócios de energia solar Fv”, o treinador empresarial Iverson Alves compartilhou uma série de dicas e estratégias com o objetivo de abrir a mente dos empreendedores para práticas que auxiliam na construção de um networking sólido e uma rotina de vendas baseada em ações com a capacidade de potencializar os resultados obtidos.
Além disso, no dia, o público pode conhecer um pouco mais sobre o Al-Invest Verde, as ações desenvolvidas, e também mais sobre o projeto desenvolvido pela Aciub no programa.
O AL-INVEST Verde é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização. A Aciub executa um dos dois projetos brasileiros aprovados para compor a chamada do programa AL-INVEST Verde. O projeto, intitulado Economia Circular no Triângulo, visa promover a produção, o consumo e a gestão integrada de resíduos sólidos ambientalmente responsáveis e com base nos princípios da economia circular. Ao longo de sua execução, o programa irá fornecer capacitações, assistências técnicas, atividades de promoção comercial, networking e outras ações para contribuir com a produtividade e a competitividade das MPEs na região.