Notícias

Aciub completa 89 anos com noite de homenagens e talk show com membros do IUB

A noite da última segunda-feira, 17 de outubro, foi repleta de homenagens, momentos de emoção e confraternização. Associados, diretores e convidados se reuniram na sede da Aciub para celebrar os 89 anos da Associação, e prestigiaram a solenidade que contou também com o talk show “Brasil 2023, perspectivas e principais desafios”, com representantes do Instituto Unidos Brasil, o qual a Aciub é signatária. 

A noite começou com as boas-vindas do presidente da Entidade, Paulo Romes Junqueira, que além de agradecer a presença de todos, reforçou a força da Associação Comercial e Industrial. Além disso, o presidente também apresentou a todos o novo selo que marcará as ações em comemoração aos 90 anos da Aciub, no próximo ano. 

Após a abertura do evento,  um momento de homenagens aos representantes do Instituto Unidos Brasil. O objetivo foi reconhecer o esforço e trabalho que o grupo vem desempenhando em busca do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Paulo Romes Junqueira, Rosalina Vilela e Rogério Nery, que são ex-presidentes da Associação, e Humberto Pereira, vice-presidente, entregaram as homenagens a Nabil Sahyoun (presidente do IUB), Urubatan Helou, (conselheiro do IUB), Antônio Castilho (diretor do IUB) e Fábio Pergher, (diretor do IUB). 

Em sua fala inicial, Antônio Castilho compartilhou um pouco sobre a história do Instituto, contando que a ideia da iniciativa surgiu de encontros feitos com a Aciub e empresários. “Após uma reunião, eu voltei para São Paulo, sentei com minha esposa e falei que estava na hora de eu fazer alguma coisa, que Nabil era meu amigo, que confio muito, e nós iriamos ter uma atitude, mas que precisaria de sua compreensão pois exigiria que eu passasse de dois a três dias em Brasília todas as semanas. Eu não sou deputado, nem senador e não trabalho no governo, mas eu tenho que trabalhar em cima de um ideal, e esse é defender o empreendedor brasileiro”, compartilhou.

Já o presidente do IUB, Nabil Sahyoun, falou sobre a importância da diversificação em um grupo setorial, como o Instituto. “Quando você fala de um grupo setorial, não podemos deixar de trazer os trabalhadores para o seu lado. Então trouxemos a União Geral dos Trabalhadores, representada pelo presidente Ricardo Patah. Trouxemos também juízes e a sociedade de modo geral para participarem desta grande causa. Imaginem quando tivermos três mil empresas,  cinco, dez ou quinze mil pessoas da sociedade civil participando? Nós vamos mudar o Brasil”, pontuou. 

Urubatan Helou reforçou a pauta do talk show que marcou a noite, e falou sobre os potenciais cenários econômicos para 2023. “Nós experimentaremos crescimento no Brasil, pode ser de 1,5% ou de 2%. Pode ser também uma estagnação momentânea, mas em algum momento nós voltaremos a ter crescimento, e o Brasil foi o país que mais cresceu no mundo entre os anos de 1950 até 1987, e nós podemos ter esse crescimento”,  disse o conselheiro do IUB.

Confira como foi o talk show “Brasil 2023, perspectivas e principais desafios”

Durante o talk show, os representantes do IUB e o presidente da Aciub, Paulo Romes, discutiram os possíveis cenários para 2023, e como o empresário brasileiro pode superar obstáculos. Temas voltados à política, à classe empreendedora e à sociedade de forma geral foram alguns dos assuntos que surgiram no bate-papo. 

Paulo Romes Junqueira destacou a questão da capacitação do profissional e também como avalia o cenário nacional. “Nós vamos precisar investir nos nossos funcionários e na educação deles, é algo que podemos fazer. Mas que bom se o Brasil acordasse e investisse em massa em educação. Então estou muito otimista e investindo no país, nós não paramos de investir. Além disso, nós estamos indo bem, mas eu gostaria que todos nós estivéssemos nos saindo bem e isso depende de um projeto nacional”, reforçou.

O talk show contou com a participação efetiva do público, que por meio de um QRcode enviava perguntas que eram respondidas pelos representantes do IUB e o presidente da Aciub. 

Após a finalização da dinâmica, Paulo Romes agradeceu a presença de todos e encerrou este primeiro momento, que foi seguido do tradicional coquetel em comemoração ao aniversário da Associação.

Continue lendo