Realizado na Reitoria da UFU, encontro reuniu mais de 100 lideranças e resultou na proposição de novos projetos estratégicos para o desenvolvimento de Uberlândia

Na manhã desta quarta-feira (11/06), a Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi palco do primeiro workshop de cocriação do Pacto pela Inovação, reunindo mais de 100 representantes das principais entidades do ecossistema de Uberlândia. O evento contou com a presença da vice-reitora da UFU, representantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, da Aciub, entre outras lideranças.
A atividade representa uma nova etapa de um movimento iniciado no final de 2024, com o lançamento oficial do Pacto durante o Uberlândia Summit, maior evento de inovação da cidade. Na ocasião, autoridades como o governador de Minas Gerais, o vice-prefeito de Uberlândia, representantes de entidades de classe, da academia e empreendedores, assinaram o compromisso, consolidando o pacto.
O primeiro Fórum do Pacto pela Inovação de Uberlândia aconteceu no dia 08 de maio na sede da Aciub, quando a “Mesa” dos signatários votou e definiu os 5 macrodesafios prioritários que guiarão os próximos passos do movimento. Desde então a Aciub vem atuando de forma decisiva para a construção de uma governança sólida e participativa.
O Workshop foi marcado pela diversidade de setores presentes, reforçando o modelo de inovação baseado na quádrupla hélice união entre iniciativa privada, governo, academia e sociedade civil. Entre as lideranças presentes estavam o presidente da Aciub e fundador da Sankhya, Fábio Túlio; a vice-reitora da UFU, Catarina Machado Azeredo; o secretário estadual de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Fabiano Alves; além de representantes da Prefeitura, CDL, Sebrae, FAU e UberHub. A presença dessas lideranças reforça o compromisso institucional e coletivo com o avanço da inovação em Uberlândia.
Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos conforme os macrodesafios prioritários definidos previamente no primeiro Fórum, assim puderam discutir e propuseram iniciativas concretas para cada um dos macrodesafios prioritários. A dinâmica resultou na cocriação de 19 propostas de projetos, que agora passam por avaliação e deliberação das entidades signatárias.
Este primeiro workshop de priorização de projetos, inaugura um novo ciclo de colaboração, fortalecendo a governança e a capacidade de Uberlândia de transformar desafios em oportunidades de inovação.
Os 5 macrodesafios definidos pelo Fórum
A partir de um processo colaborativo que incluiu escuta ativa e entrevistas com as instituições envolvidas, o comitê do Pacto organizou os desafios locais em cinco grandes frentes estratégicas.
Macrodesafios Prioritários
1. Redes e Colaboração (Tríplice Hélice): Aproximar academia, empresas e governo, gerando projetos conjuntos e conexões entre startups e grandes empresas.
2. Formação, Retenção e Atração de Talentos: Ampliar a oferta e a qualificação de profissionais para o setor de tecnologia e inovação.
3. Educação Empreendedora & Cultura da Inovação: Estimular o empreendedorismo e o fortalecimento da mentalidade inovadora desde a educação básica até o ensino superior.
4. Ambiência para Inovação: Criar condições favoráveis ao surgimento e à consolidação de empresas inovadoras, incluindo ambiente regulatório, incentivos e atração de grandes players.
5. Capital, Financiamento e Atração de Investimentos: Ampliar o acesso a recursos para startups, projetos de P&D e inovação, além de incentivar a criação de mecanismos locais de investimento
O Pacto pela Inovação segue como um movimento estratégico e colaborativo, unindo lideranças em reuniões itinerantes, com câmaras temáticas, deliberação coletiva e foco em ações de impacto. A Aciub reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a competitividade empresarial em Uberlândia e região.