A Aciub participou, nos dias 10 e 11 de outubro, do encontro AL-Invest no Brasil 2019, em que a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) recebeu empresários e representantes da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços ey Turismo de Santa Cruz Bolivia (Cainco), líder do consórcio executor do maior projeto de cooperação internacional da União Europeia na América Latina, e das entidades que recebem apoio financeiro direto do programa: Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e Sebrae-PA.
Durante o encontro foram apresentados cases que representam boas práticas e a consultora do Núcleo de Cervejarias da Aciub, Janayne Nunes, apresentou o caso de sucesso dos produtores de cerveja que, por meio do AL-Invest, participaram de cursos de sommelier e de tecnologia cervejeira. Este case foi premiado no concurso internacional de histórias de sucesso do Programa AL-Invest 5.0 “Transformando Vidas”. Os empresários participantes deste programa obtiveram apoio também para a promoção de concursos caseiros. “O Empreender, o AL-Invest 5.0 e a Aciub foram os grandes apoiadores para fazer tudo acontecer”, afirmou o empreendedor Tiago Magalhães, que passou da produção caseira mensal de 40 litros para 4.000 litros em uma fábrica, em menos de um ano.
Além deste case do Empreender, a Aciub também apresentou o sucesso do Dia Mundial da Limpeza em Uberlândia, que contou com apoio da entidade. O superintendente, Marcio Bocchio, mostrou de que forma a entidade foi parceira nesta ação que mobilizou empresas, entidades, o poder público e a população para participação da limpeza de uma área próximo ao Rio Uberabinha, envolvendo dois bairros.
Os outros cases apresentados foram da Associação Comercial de São Miguel (Acem), que mostrou a implementação de um sistema de irrigação por gotejamento e boas práticas de gestão; o Sebrae Pará mostrou o projeto do núcleo setorial de Ostraicultura; a Facisc levou o caso de uma advogada nucleada que por meio do ingresso no associativismo teve acesso aos benefícios do trabalho em rede, principalmente para mulheres empreendedoras; a Assintecal o case de um empresário que obteve apoio para o processo de internacionalização; a CNI destacou uma empreendedora do ramo de moda íntima e moda feminina de luxo que iniciou o processo de exportação, capacitação de seus funcionários e na redução de desperdício têxteis.
Para analisar todos os resultados das entidades participantes no país, foi organizado o encontro AL-Invest no Brasil 2019, na capital federal. No segundo dia de evento (11), foi a vez dos empresários beneficiados compartilharem seus resultados e experiências com o projeto. Houve, ainda, exposição de produtos dos participantes: frutas e alimentos orgânicos, cervejas artesanais, peças de lingerie, e outros materiais promocionais.
Após as apresentações – “algumas emocionantes e todas estimulantes, exatamente como essas referências devem ser desenvolvidas para orientar a interação e a troca entre os empresários”, como garantiu o consultor da CACB Renato Rossi, os participantes foram envolvidos em uma atividade que usa a metodologia SWOT, um tipo de análise que identifica problemas e soluções dentro de uma organização, por meio da observação de fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças). A atividade, já implementada pela CACB em outros eventos, foi moderada pela consultora Yonara Medeiros.
Carlos Rezende, coordenador executivo da CACB e responsável pelo projeto na entidade, agradeceu o esforço das entidades e dos profissionais presentes e descreveu que o sistema das associações comerciais obteve muitos ganhos com o desafio de fazer parte do AL-Invest 5.0: “Foi um aprendizado muito interessante, entender as metodologias aplicadas por outras entidades empresarias tão representativas e ter a oportunidade de colaborar com nossa expertise com núcleos setoriais, por meio do programa Empreender. Só podemos agradecer a confiança em nosso trabalho.”.
O diretor executivo da Cainco, Bernardo Arce, destacou o papel das pessoas em todos estes projetos. “O capital humano é básico em todas as instituições – não chegamos a lugar nenhum sem as pessoas, mesmo que tenhamos os processos estabelecidos. A Cainco tem o privilégio de ser coordenadora deste projeto e fica claro, com este evento enriquecedor, a magnitude do trabalho que, só agora, ao final da caminhada, conseguimos mensurar”, concluiu o executivo da entidade boliviana.
O AL-Invest 5.0 já atendeu nesta edição cerca de 10 mil empresários brasileiros com o investimento de 3 milhões de euros em projetos de fortalecimento de micro e pequenos negócios no país. A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que é a representante nacional no consórcio executor e também monitora os projetos das entidades atendidas diretamente pelo programa, apoiou 260 ações de quase 3 mil empresas em nove estados, superando as metas estipuladas inicialmente.