Na segunda (25/07), aconteceu a tradicional reunião da diretoria da Aciub, que conta semanalmente com a presença de convidados especiais, entre autoridades, executivos e empreendedores. No último encontro, a diretoria recebeu o fundador e presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, que falou sobre educação, e os cenários do tema.
João Batista Oliveira, que além de presidente do Instituto Alfa e Beto, também é professor, ressaltou inicialmente a importância da educação. “Para o indivíduo é um grande negócio! Quem conclui um curso, seja fundamental, médio, técnica ou superior, tem um ganho razoavelmente superior a quem não conclui. O mercado empregador paga por um diploma”, pontuou ele.
O convidado também compartilhou com os participantes o cenário da educação em Uberlândia. O professor apresentou uma série de dados, como o fato de Uberlândia ocupar a 93ª posição entre os municípios mineiros em relação a avalição de Matemática nas séries finais. Além disso, João Batista também falou sobre o desempenho observado e o que pode ser alcançado nesta avaliação. “Desempenho observado é a nota tirada -275 no caso de Uberlândia – e o potencial é aquilo que poderia tirar se o município fizesse o máximo possível, no caso 300. Ou seja, o desempenho de Uberlândia quase todo se explica mais pelo aluno que vem para a escola, do que o que sai da escola”, conta ele.
Sobre a avaliação dos alunos ao final de 2021, João Batista contou que 30% dos estudantes do 4º e 5º ano não haviam sido alfabetizados antes da pandemia. “O que pode mudar? Acho que temos uma ótica privilegiada para entender isso, se adotarmos a mesma racionalidade que temos nas empresas: foco, resultado, investir em pessoas, tecnologia e processos, com o olhar do que está precisando de maior atenção e com uma noção realista”, finalizou ele.