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Em alta: empreendedorismo feminino cresceu 41% no Brasil

O empreendedorismo feminino está ganhando força e espaço no Brasil e mundo. Segundo dados divulgados pelo LinkedIn, o crescimento de mulheres como líderes de empreendimentos cresceu globalmente, e só em 2020, o Brasil registrou um salto de 41% entre as mulheres que iniciaram algum negócio próprio. Em comparação, entre os homens, o crescimento foi de 22%.

A pesquisa feita pela plataforma, aponta que um dos motivos deste crescimento está ligado aos desafios enfrentados pelas mulheres em suas jornadas profissionais. Além disso, a pandemia também foi fator motivador, devido a necessidade de se ter uma rotina mais flexível, e à escassez de trabalho.

Apesar do aumento do número de mulheres donas de empresas no Brasil, os dados também mostraram que a representação da liderança feminina no país é de apenas 27%. A marca, coloca o país na 27ª posição dos países analisados pela pesquisa, estando abaixo da média global de 31%.

Aumento de mulheres empreendedoras é percebido desde 2016

A rede social começou a coletar dados em 2016, e desde então foi notado que a participação feminina no empreendedorismo vem crescendo de forma mais acelerada. Para se ter noção deste movimento, a alta de 41% que foi percebida em 2020,  no ano anterior (2019), foi de 19%.

Cargos de liderança

O LinkedIn pesquisou ainda a atuação das mulheres dentro de empreendimentos, como colaboradoras, e apontou que a probabilidade de promoções internas à liderança para os homens foi 52% maior em relação às mulheres, em média, no ano passado.

Por fim, o estudo apontou que as mulheres ainda ocupam menos de um terço dos cargos de liderança em empresas na maioria dos países analisados. No Brasil, as mulheres representam 46% dos cargos de nível básico, pouco menos de um terço (35%) dos cargos de gestão e  são menos de 23% quando se fala de liderança sênior (C-level).

Créditos: Freepik
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