Batalhão Mauá. Assim é conhecido o 2° Batalhão Ferroviário, localizado na cidade de Araguari. Na manhã da última terça-feira, 19 de outubro, o Presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, juntamente com diretores da entidade, visitaram as instalações do local, sendo recebidos pelo comandante do Batalhão, o Tenente Coronel Sérgio Róger Arrais Torres.
Na oportunidade, o grupo conheceu a infraestrutura do 2° Batalhão Ferroviário, uma unidade da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro especializada em construção de ferrovias e rodovias e que há oito décadas trabalha para apoiar na integração ferroviária do território nacional.
O presidente e diretores também tiveram a oportunidade de visitar as instalações e equipagens do Centro de Instrução de Engenharia, com o Major João de Deus Nunes Neto, instrutor chefe deste centro que tem o objetivo de capacitar profissionais, otimizando a formação de especialistas da força terrestre, além de complementar a capacitação profissional dos militares de engenharia, de outras armas, quadros e serviços, aprimorando oficiais e praças no desempenho de atividades de combate, construção, meio ambiente e patrimônio.
O Centro oferta atualmente três cursos profissionalizantes e mais de 20 estágios relacionados à área, sendo uma referência nacional e recebendo até mesmo especialistas de outros países para conhecer o trabalho realizado e a tecnologia envolvida.
A visita ao Batalhão trouxe boas lembranças ao ex-presidente da Aciub, Dilson Dalpiaz, que lembrou da ligação afetiva com o local, pois há 50 anos, quanto estudava engenharia, ele teve a oportunidade de uma vivência no Batalhão por três meses, acompanhando obras e atividades dos militares.
O diretor da Aciub, Bruno Brandão, que é de Araguari, também destacou a importância desta visita. “Foi uma honra pra mim, poder intermediar essa visita da Diretoria da ACIUB no Cieng, pois sei da importância desse centro e de suas peculiaridades. Acredito que os que lá foram, puderam ver coisas que nem imaginavam como funciona essa engrenagem. Além do mais, trata-se do único no Brasil, o que por si só já confere uma experiência ímpar”, ressaltou.
O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, agradeceu a recepção e a oportunidade desta visita. “Foi uma grande satisfação para todos nós vir até ao Batalhão Mauá e conhecer de perto um pouco das atividades que são desenvolvidas, assim como a forte presença da inovação e tecnologia no Centro de Instrução de Engenharia. Nossa gratidão ao comandante, Tenente Coronel Sérgio Róger Arrais Torres, por este momento tão proveitoso”, destacou o presidente.
2º Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá
É uma Unidade da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro especializada em construção de ferrovias e rodovias, e há oito décadas trabalha na integração do território nacional. Criado por meio do Decreto Presidencial nº 268, de 11 de fevereiro de 1938, foi instalado na cidade de Rio Negro/PR, em 29 de julho de 1938, com a denominação de 2º Batalhão Ferroviário e a finalidade de participar da construção do Tronco Principal Sul que demandava de Rio Negro/PR até Roca Sales/RS.
Ostenta com orgulho a denominação histórica de “Batalhão Mauá” por identificar-se com o pioneirismo de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, seu ilustre patrono.
No ano de 1965, o 2º Batalhão Ferroviário foi transferido para a cidade de Araguari-MG com a missão de integrar a Capital Federal ao sistema ferroviário nacional. O trabalho foi iniciado com a construção do trecho Pires do Rio-GO a Brasília-DF. Em 22 de março de 1980, foram concluídos os 469 Km entre Uberlândia-MG e a capital federal.
Em 26 de março de 1999, foi transformado em 11º Batalhão de Engenharia de Construção (11º BEC) e, a partir de 29 de julho de 2015, teve novamente sua denominação alterada para 2º Batalhão Ferroviário, retornando à sua origem ferroviária.
Saiba mais sobre o 2º Batalhão Ferroviário em 2° B Fv